Angola e EUA reforçam cooperação na conservação do ambiente

Angola e EUA reforçam cooperação na conservação do ambiente

A delegação de congressistas norte-americanos que visitou ontem a capital angolana conta com uma maior reciprocidade na cooperação entre os dois países, quer ao nível parlamentar quer ao nível da conservação da vida animal

POR: Neusa Filipe

O vice-presidente da República, Bornito de Sousa, concedeu, ontem em Luanda, uma audiência à delegação de congressistas norte-americanos que por algumas horas visitou a capital angolana, tendo abordado, entre outros assuntos, o turismo e a protecção do meio ambiente. Após o encontro de trabalho com o vice-presidente da República, o congressista e presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Ed Royce, disse à imprensa que a sua vinda a Luanda visou fortalecer o apoio do Governo americano na cooperação com Angola.

Questões ligadas ao turismo em Angola, especificamente o turismo respeitante à vida selvagem, dominaram a conversa com Bornito de Sousa. Ed Royce fez menção à presença de vários congressistas que se encontram a trabalhar com a vida selvagem em Angola, anunciando para breve a visita de novas entidades americanas ao país. A delegação norte-americana, composta por sete congressistas, seguiu para a Assembleia Nacional onde foi recebida em audiência pelo presidente daquele órgão, Fernando da Piedade Dias dos Santos. A cooperação entre os dois países e a criação de novos empregos através do desenvolvimento sustentável dominaram a conversa com Fernando da Piedade Dias dos Santos.

À mesa estiveram ainda questões relacionadas com a viagem que os cidadãos americanos podem efectuar à República de Angola para constatarem a incrível diversidade nela existente, entre outras questões relacionadas com o desenvolvimento económico. Ainda na Assembleia Nacional, a delegação visitante manteve um breve encontro de trabalho com a presidente da Comissão de Relações Exteriores, cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no estrangeiro, Josefina Pitra Diakité, no qual abordaram aspectos referentes à cooperação entre o Parlamento angolano e o Congresso norte-americano. No final de uma visita guiada à sede do Parlamento angolano, o enviado norte-americano endereçou igualmente um convite aos parlamentares angolanos para uma visita aos Estados Unidos, visando um intercâmbio com os congressistas americanos. “Fiquei muito impressionado depois de ter visitado a sede do Parlamento angolano. Passaram- se já muitos anos desde a última vez que eu estive cá em Angola”, constatou Ed Royce.