loader

Colectivo 1º de Maio estreia “Meu amigo não tem medo” na província do Cuanza-Sul

A mesma deverá ser apresentada ao público da cidade do Sumbe (Cuanza-Sul), pelo Colectivo de Artes 1º de Maio, a 10 de Junho pelas 19 horas, no cine Kalunda

Texto de: Valquiria Martins

Com três personagens em palco, Washington Tomás (David), Márcia André (Julieta) e Daniel Zaquimuem (Zacarias) dão corpo em 40 minutos à peça “Meu amigo não tem medo”, cujo enredo relata a história de David José, um jovem trabalhador e dedicado à sua família.

O jovem David dá liberdade ao seu amigo Zacarias para frequentar a sua casa e a cuidar da sua esposa Julieta José na sua ausência, pelo facto de considerá-lo como um irmão.

Passado algum tempo, o jovem Zacarias aproveita-se da liberdade cedida por David, e aproveitando-se dos cuidados prestados à Julieta, o jovem decide assediar a esposa do amigo David.

Segundo o director artístico do grupo Ângelo Cristóvão, a peça é uma proposta de reflexão para a sociedade em geral, pelo facto de existirem indivíduos com atitudes reprováveis, que não respeitam os marcos da familiaridade, da amizade, dos laços profissionais ou pessoais.

“A proposta desta peça é uma reflexão, um alerta para que não se confie em qualquer individuo, sem que tenhamos certeza da sua verdadeira conduta e personalidade, pois  tal como alerta um versículo bíblico, ‘Maldito homem que confi a no outro homem”.

Actividades

O grupo tem agendado para o dia 16 de Junho, um show infantil com entradas livres, em alusão ao Dia Internacional da Criança Africana, a realizar-se no Sumbe.

No dia seguinte, está previsto um show de humor que terá em cartaz o humorista Agente Formiga. Ainda para o dia 24 do mesmo mês, o citado grupo prevê estreiar, também na cidade do Sumbe, a peça teatral “Gravidez dupla”.

Para Luanda, o grupo tem preparada, para o mês de Outubro, a estreia da peça “O vencedor”, um monólogo de Ângelo Cristóvão Neto narrado na primeira pessoa, ao passo que em Novembro há uma outra estreia, desta vez com a peça teatral “A fé de Jó”, um espectáculo religioso, adaptado da Bíblia Sagrada. Para Dezembro, o grupo apresentará a peça intitulada “O divórcio não é a solução”, uma adaptação do livro de Isaías Camuanda.

O grupo Formado em 2009, o colectivo 1º de Maio reúne um reportório constituído pelas peças “Sexo não é força”, “Forças estranhas”, “O sofrimento”, “A mesma vida”, “Ngonguenha em Luanda” e “O nascimento de Jesus Cristo”, estas duas últimas já produzidas em DVD.

Últimas Notícias