Presidente do Zimbabwe marca presidenciais para 30 de Julho

Presidente do Zimbabwe marca presidenciais para 30 de Julho

O chefe de Estado do Zimbabwe Emmerson Mnangagwa, anunciou hoje a data de 30 de Julho para as eleições presidenciais zimbabueanas, cumprindo a promessa de organizar uma votação desde que subiu ao poder, em Novembro de 2017.

Mnangagwa, também líder da União Nacional Africana do Zimbabué – Frente Patriótica (ZANU-PF), no poder desde a independência em 1980, garantiu também que irá apresentar-se à votação.

Mnangagwa tornou-se Presidente do Zimbabué após uma intervenção militar do Exército, que pôs cobro ao regime de Robert Mugabe, que liderou o país desde a independência.

Como principal opositor terá Nelson Chamisa, que lidera o Movimento para a Mudança Democrática (MDC, na sigla inglesa), político que sucedeu a Morgan Tsvangirai, líder histórico do partido que morreu em Fevereiro vítima de doença prolongada.

Além de Chamisa, existem vários outros candidatos de partidos políticos pouco expressivos.

Mnangagwa tem estado a tentar fazer regressar o Zimbabwe à cena internacional e declarou que pretende que as eleições presidenciais de Julho decorram de forma “livre e transparente”, tendo convidado várias organizações internacionais para monitorizar a votação como observadores eleitorais.