Etiópia aprova projecto de lei que suspende estado de emergência

Etiópia aprova projecto de lei que suspende estado de emergência

O governo da etiópia aprovou um projecto de lei com o objectivo de levantar o estado de emergência no país que foi imposto em Fevereiro, após meses de amplos protestos contra o governo. seria a mudança mais significativa até agora sob o novo jovem primeiro-ministro do país, que falou abertamente sobre a necessidade de reformas

“O Conselho de Ministros (…) analisou a situação de segurança do país. Ele observou que a lei e a ordem foram restauradas ”, disse o chefe de gabinete do primeiro-ministro, Fitsum Arega, no Sábado.

O projecto de lei será enviado ao parlamento para consideração, não tendo ficado imediatamente claro quando isso aconteceria. Este é o segundo estado de emergência imposto à nação do Leste da África, uma das economias mais fortes do continente e uma forte aliada dos Estados Unidos.

A Etiópia viveu durante mais de dois anos de protestos por vezes exigindo liberdades mais amplas e a libertação de presos políticos. Centenas foram mortos e cerca de 22.000 foram detidos. O actual estado de emergência foi imposto um dia após a renúncia do ex-primeiroministro Hailemariam Desalegn.

Desde que o novo primeiro-ministro Abiy Ahmed, de 42 anos, foi empossado em Abril, vários milhares de prisioneiros foram libertados e as tensões em áreas tensas, especialmente Oromia, diminuíram drasticamente. Alguns dos destaques incluem um britânico nascido na Etiópia e líder da oposição, Andargachew Tsige, e o médico sueco Fikru Maru.

Merera Gudina, uma proeminente política da oposição, que foi presa durante o primeiro estado de emergência do país, com nove meses de duração, disse que a lei de emergência não deveria ter existido em primeiro lugar.

“O governo deveria saber que as diferenças não são resolvidas pelo cano da arma, mas por meio de uma discussão honesta”, disse ela à Associated Press, dizendo que a lei criou um nível sem precedentes de confronto entre o público e o governo.