EUA defende ‘liberdade de expressão’ do seu embaixador na Alemanha

EUA defende ‘liberdade de expressão’ do seu embaixador na Alemanha

O governo dos Estados Unidos defendeu esta, Terça-feira, a “liberdade de expressão” do seu embaixador, em Berlim, que provocou repulsas ao declarar o seu “apoio” à extrema-direita na Europa.

Em entrevista publicada Domingo pelo site de extrema-direita Breitbart, o embaixador Richard Grenell, designado por Donald Trump, e no cargo desde 8 de Maio, revelou que foi contactado por “muitos” conservadores, em toda a Europa, que lhe comunicaram o seu posicionamento em relação ao “ressurgimento” deste movimento ideológico.

“Apoio absolutamente os outros conservadores em toda a Europa”. Após várias críticas no Twitter, o diplomata pareceu retroceder parcialmente, considerando “ridículo” que possa apoiar partidos ou candidatos conservadores nas eleições europeias. Um membro do governo alemão acusou Grenell de interferir com os assuntos internos e dirigentes de esquerda sugeriram a sua expulsão.

“Os embaixadores têm direito de expressar a sua opinião”, respondeu, esta Terça-feira, a porta-voz do departamento americano de Estado, Heather Nauert, instada sobre as declarações de Grenell, que “representam a Casa Branca”. “Acredito que o embaixador Grenell apenas assinalou que há partidos e candidatos que estão bem na Europa neste momento, nada mais”, declarou Nauert, reafirmando “a fortaleza” da relação dos Estados Unidos com a Alemanha.