Americanos repatriados por problemas acústicos na China

Americanos repatriados por problemas acústicos na China

O Departamento de Estado dos EUA informou, esta Quarta-feira, que retirou vários dos seus funcionários na China que apresentavam misteriosos sintomas similares aos que afectaram, no ano passado, outros funcionários em Cuba.

Os funcionários de várias sedes diplomáticas na China foram repatriados para serem submetidos a exames médicos mais profundos, segundo a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert. Segundo ela, uma equipa médica foi enviada a Guangzhou, na China, após um funcionário ser afectado no mês passado por um traumatismo cerebral depois de ter ouvido “ruídos anormais”.

Este caso reavivou o temor de que um adversário dos Estados Unidos tenha desenvolvido um tipo desconhecido de aparelho acústico ou de micro-ondas. No ano passado, 24 diplomatas americanos e membros das suas famílias em Cuba foram vítimas de misteriosos ataques acústicos que causaram ferimentos similares a traumatismos cerebrais. A sua causa ainda não foi desvendada. Dez diplomatas canadianos e os seus familiares também sofreram de uma estranha doença.

Os Estados Unidos designaram desde então grupos de trabalho encarregues de avaliar essas misteriosas doenças, segundo revelou o secretário de Estado, Mike Pompeo. Depois do caso reportado no mês passado, a embaixada dos Estados Unidos na China emitiu, em Maio, um alerta sanitário. O departamento de Estado, no entanto, não fez qualquer referência a um ataque deliberado na China.