Análise Diária: BNA realizou operações de cedência de Liquidez no montante de Kz 53,28 mil milhões

O montante cedido corresponde ao primeiro desde o início do ano corrente

POR: Atlantico

Espaço Angola

O Banco Central realizou operações de cedência de liquidez por via das Operações de Mercado Aberto no montante de 53,28 mil milhões AOA, o que representa a primeira operação desde o início do ano.O montante de Obrigações do Tesouro emitidas durante o mês de Maio atingiu 163,30 mil milhões AOA, que corresponde a um aumento de 378% face ao mês anterior.

Espaço Internacional

EUA: O défice da balança comercial referente ao mês de Abril registou uma ligeira melhoria ao fixar-se em 46,2 mil milhões USD, o que corresponde a uma redução de 2,2% face ao período anterior. Alemanha: As encomendas das fábricas apuradas ao longo do mês de Abril registaram uma variação de -2,5%, um agravamento de 1,4 p.p. face ao mês anterior.

Visão Atlantico

O Banco Central realizou operações de cedência de liquidez por via das Operações de Mercado Aberto no montante de 53,28 mil milhões AOA durante o mês de Maio. A redução da liquidez no mercado interbancário, que caracterizou-se pelo aumento em 44,5%, para 831,59 mil milhões AOA, das transacções de liquidez entre os bancos comerciais ao longo do período em análise, poderá ter impulsionado o Banco Nacional de Angola a efectuar a primeira operação de cedência de liquidez desde o início do ano corrente. Por outro lado, a redução da liquidez dos bancos comerciais poderá ser justificado pelo aumento da venda de divisas, que durante o mês de Maio atingiu 1.517,96 milhões EUR, um incremento de 155% face ao mês anterior.

O défice da balança comercial dos Estados Unidos da América referente ao mês de Abril registou uma ligeira melhoria ao fixar- se em 46,2 mil milhões USD, o que corresponde a uma redução de 2,2% face ao período anterior. A redução das importações e aumento das exportações em 0,17% e 0,28%, respectivamente, contribuíram para o desempenho da conta comercial. Importa ressaltar que o défice apurado representa o menor nível desde Outubro de 2017, que poderá reflectir a estratégia da administração Trump em reduzir o défice comercial, com a introdução de medidas proteccionistas com os principais aliados em produtos como o aço e alumínio em 25% e 10%.