Pedro Gomes: Uma estação que emprega mais de 70 trabalhadores

Pedro Gomes: Uma estação que emprega mais de 70 trabalhadores

Mais de 200 carros lavados por dia, 75 trabalhadores, são os números que fazem da estação “Marlimpa” uma referência na urbanização Nova vida, que está aberta desde Abril 2014

POR: Brenda Sambo

Localizada no projecto Nova Vida, numa área de 6 hectares, a estação de serviços “Marlimpa”, um projecto que surgiu inicialmente como uma simples estação de serviço de lavagem e limpeza de carros, tornou-se hoje num dos grandes empreendimentos da família de Pedro Gomes. Segundo o empreendedor, dos 75 trabalhadores da empresa, 30 trabalham na área da estação de serviço e os restantes noutros sectores. Segundo o responsável, a estação chega a receber, por dia, mais de 300 carros para lavagem. Como quase que não gasta água, que é a sua principal matéria-prima, o empresário prefere praticar preços mais acessíveis e assim angariar mais clientes. Considera que os preços são acessíveis por mal chegarem aos Kz 1000. Por outro lado, o empresário afirmou que nem precisou dos lucros, “ o empreendimento cresceu de forma rápida, porque com o dinheiro dos lucros fazia investimento noutras áreas”, avançou. Mas, para chegar aonde chegou, teve um passado muito difícil, e é aqui onde começa a história de Pedro Gomes, o nosso empreendedor. A ideia de montar um negócio próprio surgiu depois de Pedro ser demitido injustamente da empresa onde trabalhava como gestor.

Mas depois de algum tempo, o agora homem de negócio conseguiu um outro emprego, onde também foi despedido por motivos que até hoje desconhece. “Frustrado” da vida, e sem saber como continuar a sustentar a família que tem, Pedro pensou em fazer até mesmo o pior, cometer “suicídio”. Mas, com o apoio da esposa e da família, buscou forças e a partir daquele momento decidiu criar um negócio próprio, e nunca mais trabalhar para alguém. “Foi difícil encarar a situação e, por isso, naquele mesmo momento decidi que nunca mais trabalharia para alguém, apenas por conta própria”, explicou. No princípio, o empresário conta que decidiu juntar-se ao seu pai e ao irmão, no intuito de montar um negócio, mas infelizmente, este não chegou a resultar. Mesmo assim, Pedro não desistiu de lutar, com o pouco que tinha e com a ajuda da sua esposa que na altura trabalhava como enfermeira na clínica Girassol, tiveram a ideia de montar uma estação de serviço, que fosse diferente das outras já existentes no mercado.

Foi assim que, com um capital inicial próprio, avaliado em USD 50 mil na altura, Pedro e a sua esposa Emília Gomes abriram o empreendimento, a (Estação Marlimpa). “Sempre sonhei em fazer diferente, ou seja, criar uma estação de serviço ampla, que acomodasse realmente os clientes” afirmou. O empresário explicou que, como existem várias estações que recebem os clientes e, muitas vezes, estes são obrigados a permanecer de pé e ao relento até a sua viatura estar pronta, então criou a “Marlimpa” no sentido de fazer algo diferente e com boas condições a oferecer aos clientes. No princípio, apenas com a área da estação de serviço, o casal dividia as tarefas, enquanto a mulher estacionava os carros e passava as facturas, Pedro cuidava da lavagem e da secagem dos carros. O trabalho era tão cansativo, que muitas vezes, Pedro e a esposa foram obrigados a passar a noite na casa de banho da estação, com difi culdades de regressar a casa no bairro Terra Nova, onde viviam na altura. Actualmente, a Marlimpa conta com um snack-bar, um salão de beleza, uma barbearia e, como se não bastasse, no mês de Março do ano em curso, abriu nas suas instalações um restaurante e uma área de lazer, que conta com uma piscina e um parque de diversão para crianças.

Dificuldade

Para o jovem empreendedor, a grande dificuldade, actualmente, é encontrar capital humano qualificado, pois, muitas vezes a empresa chega a receber até pessoas com dificuldades em ler e escrever e muitas delas nem sequer frequentaram uma escola.

Perspectiva para o futuro

Agora, com o sonho realizado, o empresário quer dedicar-se mais à esposa e aos filhos e, por outra, continuar a criar mais postos de trabalho.