Trump admite convidar Kim Jong-un a visitar Washington se a cimeira “correr bem”

“A resposta é sim, se a cimeira correr bem”, respondeu o Presidente dos EUA sobre uma eventual visita do líder norte-coreano a Washington.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou ontem que tenciona convidar o líder norte-coreano, Kim Jong-un, a visitar Washington se tudo “correr bem” na cimeira que ambos realizarão no próximo dia 12 de Junho na Singapura. “A resposta é sim, se a cimeira correr bem”, respondeu Trump quando questionado sobre uma possível visita de Kim Jongun aos Estados Unidos, durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que está em Washington para ultimar os pormenores do histórico encontro.

Trump confirmou a 1 de Junho a realização da cimeira com o líder da Coreia do Norte no dia 12 na Singapura, após uma reunião com o ‘número dois’ do regime de Pyongyang, depois de ter anteriormente cancelado o inédito encontro. Trump afirmou que a Coreia do Norte pretende desnuclearizar- se e sugeriu que o diálogo com Pyongyang será “um processo coroado de êxito” “O processo vai começar a 12 de Junho na Singapura”, anunciou então Donald Trump à imprensa, após um encontro de mais de uma hora com o general norte-coreano Kim Yong Chol. O responsável norte-coreano, que viajou para os Estados Unidos a 30 de Maio, deslocou-se a Washington e reuniu-se com Trump na Casa Branca, a quem entregou uma carta pessoal de Kim Jong-un.

Nas declarações após o encontro, Trump afirmou que a Coreia do Norte pretende desnuclearizar- se e sugeriu que o diálogo com Pyongyang será “um processo coroado de êxito”. Depois de afirmar que a reunião com o enviado norte-coreano “correu muito bem”, o inquilino da Casa Branca considerou ainda que o encontro do dia 12 será “um começo”. Inicialmente, a data avançada para a cimeira entre Washington e Pyongyang foi 12 de Junho, na Singapura, mas essa meta foi inesperadamente cancelada por Trump, em reacção à “manifesta hostilidade” expressa pela Coreia do Norte. Os contactos foram posteriormente retomados e as negociações estão actualmente a prosseguir em várias frentes.