CEMG das FAA satisfeito com estado de prontidão dos efectivos na fronteira com a RDC

CEMG das FAA satisfeito com estado de prontidão dos efectivos na fronteira com a RDC

O chefe do Estado- Maior General (CEMG) das Forças Armadas Angolanas (FAA), general do exército António Egídio de Sousa Santos, expressou neste Domingo, na cidade do Soyo, a sua satisfação pelo estado de prontidão dos efectivos estacionados nos municípios fronteiriços da província do Zaire com a República Democrática do Congo (RDC).

Ao falar para os efectivos da 71ª brigada de infantaria motorizada, no quadro da sua visita de 72 horas à província do Zaire, onde inspeccionou o funcionamento das unidades militares, a alta patente das FAA disse que os efectivos estacionados nos municípios fronteiriços de Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba e Nóqui têm, em parceria com outras forças afins, cumprido com zelo e dedicação a defesa e manutenção das fronteiras desta região com o país vizinho. “Em todas unidades por onde passamos, sobretudo nas áreas limítrofes com a RDC, os efectivos estão prontos e com um estado anímico aceitável para o cumprimento da missão a si acometida”, realçou.

Lembrou que a defesa da pátria e da soberania nacional deve ser reforçada todos os dias, através de aulas de preparação combativa, política e patriótica, tendo garantido existir coesão no seio dos efectivos das Forças Armadas Angolanas para a garantida da integridade territorial. Apelou-os a continuar a conservar as infra-estruturas que são colocadas à sua disposição, com vista a melhorar cada vez mais as condições de trabalho e o bem-estar social das forças. Na ocasião, o chefe do Estado- Maior General das FAA pediu aos efectivos da Região Militar Norte (RMN) que continuem a observar os princípios que regem o serviço militar no país, para o cumprimento cabal da missão que é lhes confiada.

Durante a sua visita ao Zaire, a primeira desde que assumiu o comando das FAA, António Egídio de Sousa Santos inspeccionou o quartel da 2ª Divisão de Infantaria Motorizada, em Mbanza Kongo, o Posto Comando da 52ª Unidade de Infantaria, no Cuimba, a 42ª brigada das FAA estacionada na comuna do Mplala (Nóqui), bem como a 71ª Brigada de Infantaria Motorizada, no município do Soyo. Situada a Norte de Angola, a província do Zaire partilha 330 quilómetros de fronteira com a região do Congo Central, República Democrática do Congo (RDC).