Torneio Intercolegial testa alunos da rede Nossa Senhora de Anunciação

Torneio Intercolegial testa alunos da rede Nossa Senhora de Anunciação

A segunda fase da V edição do Torneio Intercolegial arrancou neste final de semana, opondo alunos do II ciclo do ensino secundário da rede Nossa Senhora da Anunciação, nas categorias de Dança, Canto e Cultura Geral (Quem sabe, sabe)

POR: Jorge Fernandes

Trata-se dos colégios Nossa Senhora da Anunciação localizados nas cercanias da cidade Kilamba, Zango e Viana, que puseram à prova os seus dotes nas áreas de Dança, Canto e Cultura Geral, perante a comunidade académica. O cenário na Casa da Juventude de Viana, que acolheu o acto, era de animação e festa para o público espectador, ao mesmo tempo que era apreensivo e emotivo para quem participasse, embora estivesse motivado e pronto para mais um desafio. Experiência, desafio, conhecimento, prémio, eram as palavras que mais se ouviam nos bastidores dos concorrentes, que não viam o tempo passar para poder começar logo o concurso, visto que a organização atrasou o seu arranque em mais de três horas devido à falta de energia no local.

Superado isso, arrancou o certame com animação musical e brincadeiras envolvendo alunos e professores, a fim de descomprimir o ambiente, enquanto os concorrentes do “Quem Sabe, sabe” posicionavam- se para o festival de perguntas e respostas. Depois do arranque, os alunos provenientes da Anunciação do Kilamba saíram-se melhor nas três categorias correspondentes, sendo Francisca Chicapa de 14 anos de idade da 9ª classe, a vencedora do “Quem Sabe, sabe” (Cultura Geral). Por sua vez, Sílvio dos Santos de 16 anos de idade, da 10ª classe, arrebatou a prova na categoria de Música, enquanto Morais, apenas assim chamado, foi o melhor na Dança e ficam assim os três apurados para final em Outubro, em representação da rede de colégios Senhora da Anunciação.

Prémios

Quanto aos prémios, a organização faz saber que o vencedor na categoria “Quem sabe sabe”, receberá como prémios um ano pago em uma universidade, 200 mil Kwanzas, compra de material avaliado em 50 mil Kwanzas e ainda a oportunidade de frequentar um estágio na empresa Refriango, através da marca Blue. Enquanto para categoria de Dança, o vencedor vai receber 100 mil Kwanzas, terá uma oportunidade de formação num grupo de dança no estrangeiro e a integração no grupo Blue Dance (com remuneração), ao passo que para a Música, os prémios ainda não foram definidos. Os demais concorrentes, do segundo ao quinto lugar, serão prestigiados com diplomas de mérito e, nas posições subsequentes, vão ser agraciados com diplomas de participação. Refira-se que o Torneio Intercolegial é realizado desde o ano 2013 e tem-se afirmado como sendo o maior evento extra-curricular dos estudantes do ensino geral, realizado todos os anos como incentivo à formação artística e académica. Para esta edição, estão inscritos mais de 80 mil alunos, com idades compreendidas entre os 14 e 22 anos de idade das cidades de Luanda e Benguela.

Motivação

Com o objectivo de incentivar os alunos, sobretudo os concorrentes na categoria de Canto, a cantora Pérola, madrinha do projecto, em companhia dos músicos Cage One, Lil Sain e Abiude, estiveram a conversar com os alunos do Colégio Fermas. O encontro, vivamente acolhido pela comunidade académica, visou promover o intercâmbio entre os estudantes, trocar impressões e estabelecer uma relação afectiva entre os cantores e os demais estudantes presentes na actividade. Esse carinho ficou patente em vários momentos registados, em que os estudantes puderam abraçar e conversar com os cantores, permitindo-os dessa forma saber como vivem os cantores, o que fazem nos tempos livres e de que forma lidam com o binómio família-profissão.