Cinco nacional ganha mais rodagem competitiva

Cinco nacional ganha mais rodagem competitiva

A Selecção Nacional de basquetebol feminina em sub-17, que prepara o Mundial da Bielorússia de 21 a 29 de Julho próximo, prossegue os trabalhos no Pavilhão Anexo da Cidadela, em Luanda

POR: Isandra Capita

A preparação da Selecção Nacional feminina de basquetebol em sub-17 para o Mundial da Bielorússia de 21 a 29 de Julho próximo decorre no Pavilhão da Cidadela Desportiva, em Luanda, sem sobressaltos. O cinco nacional, pela escassez de verbas que assola a Federação Angolana de Basquetebol (FAB), participou no Campeonato Provincial sénior que a cidade capital acolheu. As pupilas de Elisa Pires aproveitaram o certame para ganhar mais rodagem competitiva, uma vez que medirão forças com adversárias de peso. No grupo D, Angola vai jogar com a Austrália, na estreia, Letónia e o Canadá, países com melhores condições de trabalho.

Por esta razão e em forma de balanço, Elisa Pires adiantou que o cinco nacional teve uma participação regular. A Selecção Nacional realizou seis jogos, pelo que perdeu todos, mas para Elisa Pires o mais importante é ganhar forma física. Apesar de terem sofrido muitos pontos, a seleccionadora disse que as atletas melhoraram os aspectos defensivos e ofensivos, bem como a disciplina técnica. “Notamos evolução das jogadoras em termos competitivos. Defenderam como mandam as regras diante das equipas do provincial de Luanda”, disse Elisa Pires.

Ainda assim, a treinadora garantiu que o grupo vai continuar a trabalhar para aumentar o ritmo competitivo da equipa. Aliás, o objectivo é chegar no auge da forma desportiva no palco da competição naquele país da Europa do Leste. “Até à disputa do Mundial, a Selecção vai atingir os níveis desejados”, reiterou a seleccionadora nacional. Cristina Lourenço, Nara André, Júlia Francisco, Sortavida Barbosa, Tcheuzia Gonçalves, Helena Pululu, Paula André, Cácia António, Conceição Caetano, Melita Bacu, Sara Caetano, Teresa Miguel, Filomena Gaspar, Teresa Mbemba, Maria Quipaca e Nelma Cunha são as atletas que trabalham às ordens de Elisa Pires.