Sonoridade: Concurso internacional de ópera “Operalia” realiza-se pela primeira vez em Lisboa

Sonoridade: Concurso internacional de ópera “Operalia” realiza-se pela primeira vez em Lisboa

O concurso internacional de ópera “Operalia”, uma iniciativa do tenor espanhol Plácido Domingo realiza-se pela primeira vez em Lisboa, entre Agosto e Setembro, anunciou o Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC).

O teatro São Carlos, em Lisboa, será o cenário da 26ª edição do Operalia, de 27 de Agosto a 2 de Setembro, concurso ao qual se candidataram 40 cantores líricos de 24 países, entre os quais os portugueses Rita Marques (soprano) e Luís Gomes (tenor), e a meio-soprano brasileira Josy Santos.

A Rússia é o país com o maior número de candidatos, seis, seguindo- se os Estados Unidos, com cinco, e a Itália e a China, com três cada um. Em comunicado, o TNSC refere que este concurso “tem sido sido uma rampa de descoberta e lançamento de muitos talentos da nova geração”.

Entre os vencedores de anteriores edições, contam-se Nina Stemme, Joyce DiDonato, Joseph Calleja, Ana María Martínez, Rolando Villazón, Arturo Chatecón e Sonya Yoncheva. Ao Operalia podem candidatar- se cantores líricos de todo o mundo, entre os 18 e os 32 anos, em todas as categorias vocais.

Os 40 finalistas deste ano são maioritariamente meio-sopranos e tenores, havendo dois baixos e dois baixos-barítonos, sendo os restantes sopranos e barítonos. Estes 40 finalistas vão ser ouvidos por um júri constituído por 13 profissionais, entre os quais Jonathan Friend, administrador artístico da Metropolitan Opera House, de Nova Iorque, Peter Katona, director da escolha de elencos da Royal Opera House, de Londres, e Joan Matabosch, director artístico do Teatro Real, de Madrid.

O Operalia cuja estreia foi em Paris, em 1993, já decorreu em Tóquio, Hamburgo, Budapeste, Milão, Moscovo, Pequim, Verona, Los Angeles, Cidade do México, Londres, Madrid e Guadalajara. No ano passado, a Ópera de Astana, no Cazaquistão, foi o cenário da competição, cujos vencedores foram a soprano romena Adela Zaharia e o tenor sul-africano Levy Sekgapane.