TPI decide pela libertação de Jean- Pierre Bemba esta Quarta-feira

TPI decide pela libertação de Jean- Pierre Bemba esta Quarta-feira

Absolvido, para surpresa geral pela Câmara de Apelação do Tribunal Penal Internacional, Jean-Pierre Bemba poderia ser libertado após quase uma década de prisão.

Os seus advogados fizeram uma petição nesse sentido durante uma audiência na Terça-feira, em Haia. Os juízes anunciaram que tomarão uma decisão até Quarta-feira, 13 de Junho (hoje), noticia a Jeune Afrique. Depois de uma breve audiência, os juízes do TPI anunciaram que vão libertar Jean-Pierre Bemba, Quarta-feira, 13 de Junho. Aos olhos da Câmara de Apelação do TPI, que Sexta-feira o absolveu das acusações de “crimes de guerra” e “crimes contra a humanidade”, a responsabilidade do ex-vice-presidente congolês pelas atrocidades perpetradas pela sua milícia, o Movimento de Libertação do Congo (MLC), na República Centro-Africana, não foi provada. Jean-Pierre Bemba “deveria ter sido libertado imediatamente”.

Falando aos jornalistas Peter Haynes, advogado do antigo senhor da guerra, revela que o único problema aos olhos da Câmara de Recursos é a condenação de Jean-Pierre Bemba, num caso subsidiário em Março de 2017, a um ano de prisão e multa de 300 000 euros, por subornar uma testemunha do seu julgamento principal. Um novo julgamento foi ordenado em recurso. Qualificada de “urgente”, a audiência de Terça-feira foi acrescentada à agenda da Corte, em Haia, para discutir a continuação da detenção do congolês que pode ser libertado nos próximos dias. Ele ficou detido por quase uma década. Em 2016 Jean-Pierre Bemba foi condenado em primeira instância, a 18 anos de prisão, a sentença mais pesada já imposta pelo TPI aos assassinatos, estupros e saques cometidos pela sua milícia na República Centro-Africana, entre Outubro de 2002 e Março de 2003. Na verdade, Jean-Pierre Bemba não estava presente na República Centro-Africana, na época dos factos, e a Câmara de Recursos descobriu que ele não poderia ter controlado à distância as acções da sua milícia.

“Uma operação matemática simples”

Após a absolvição, o TPI provavelmente precisou de alguns dias para perspectivar a libertação de Jean-Pierre Bemba, declarou Thijs Bouwknegt, um advogado especializado em direito internacional em países africanos. Mas a decisão deles está tomada, e a libertação do congolês é quase um facto, prosseguiu. “É uma operação matemática simples: a pena máxima incorrida por Bemba, no caso anexo de ataques à administração da justiça, é de cinco anos, um prazo muito mais curto do que o cumprido sob detenção”, referiu Thijs Bouwknegt. A “sua libertação seria mais do que lógica”, assinalou o advogado, cuja visão é compartilhada por Stephen Rapp, ex-embaixador itinerante dos Estados Unidos encarregue de casos de crimes de guerra. “Eu ficaria muito surpreso se ele não for libertado imediatamente”, referiu Stephen Rapp à AFP. “Jean-Pierre Bemba já passou quase uma década na prisão. É inconcebível que o caso de suborno de testemunhas resulte numa sentença maior do que esse período “, acrescentou.

O filho querido de Kinshasa

O julgamento do congolês, aberto em Haia, em Novembro de 2010, foi o primeiro caso do TPI a destacar a responsabilidade de um comandante militar pela condução de tropas sob seu controlo. No final da Segunda Guerra do Congo (1998-2003), Jean-Pierre Bemba tornou-se vice-presidente numa transição política liderada por Joseph Kabila, que se tornou chefe de Estado após a morte do seu pai, em 2001. Derrotado por Kabila na eleição presidencial de 2006, após uma vigorosa segunda volta, foi eleito senador. A absolvição de Jean-Pierre Bemba, filho amado de Kinshasa, onde obteve 70% dos votos, ocorre num contexto de crescente tensão no período que antecede a eleição presidencial prevista para 23 de Dezembro.