Angola eleita membro do Conselho Económico e Social da ONU

Angola eleita membro do Conselho Económico e Social da ONU

Angola foi eleita nesta quarta-feira membro do Conselho Económico e Social (ECOSOC) das Nações Unidas para um mandato de três anos (2019-2021), com início no dia 1 de Janeiro do próximo ano.

Com 183 votos a favor, de um total de 187 Estados Membros da  Assembleia Geral das Nações Unidas presentes na votação, Angola, cuja delegação foi chefiada pela Representante Permanente junto da ONU, embaixadora Maria de Jesus Ferreira, obteve um resultado dignificante, tendo sido superado apenas pelo Quénia, que recebeu 184 votos.

A última vez que Angola esteve no Conselho Económico e Social foi no período 2006-2008, refere em nota dos serviços de imprensa da Missão Permanente da República de Angola junto da ONU.

A Assembleia Geral da ONU também elegeu outros 17 países para o ECOSOC, nomeadamente, Quénia (184 votos), Etiópia (183), Egipto (178),  Mali (182), Turquemenistão (181), Irão (175), Paquistão (175), Arábia Saudita (170), Brasil (177), Jamaica (175), Paraguai (174), Arménia (177), Ucrânia (176), Canadá (174), Luxemburgo (174), Holanda (169) e Estados Unidos da América (159).

Os membros agora eleitos vão ocupar as vagas dos cessantes África do Sul, Argélia, Nigéria, Rwanda, Somália (África); Afeganistão, Iraque, Líbano e Vietname (Ásia e Pacífico); Chile, Peru e Guiana (GRULAC); República Checa e Moldávia (Europa do Leste); e Bélgica, Canadá (reeleito), EUA (reeleito) e Itália (Europa Ocidental e Outros Estados).

O ECOSOC é composto por 54 membros e os assentos são distribuídos com base na representação geográfica, mormente 14 para os Estados africanos, 13 atribuídos a Europa Ocidental e outros Estados, 11 a Ásia e Pacífico, 10 a América Latina e Caraíbas e seis a Europa do Leste.

O Conselho Económico e Social é o órgão coordenador do trabalho económico e social da ONU, das Agências Especializadas e das demais instituições integrantes do Sistema das Nações Unidas.

O ECOSOC formula recomendações e inicia actividades relacionadas com o desenvolvimento, comércio internacional, industrialização, recursos naturais, direitos humanos, condição da mulher, população, ciência e tecnologia, prevenção do crime, bem-estar social e muitas outras questões económicas e sociais.

As suas principais funções são coordenar o trabalho económico e social da ONU e das instituições e organismos especializados do Sistema, colaborar com os programas da ONU, desenvolver pesquisas e relatórios sobre questões económicas e sociais e promover o respeito aos direitos humanos e as liberdades fundamentais.

“Kim Jong-un convidou Trump a fazer uma visita a Pyongyang num momento oportuno e Trump convidou Kim Jong-un a deslocar-se aos Estados Unidos”, referiu a agência oficial da Coreia do Norte.