Enfermeiros de Luanda levantam greve depois de acordo com entidade patronal

Enfermeiros de Luanda levantam greve depois de acordo com entidade patronal

Greve do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem foi abortada após negociação com governo provincial.

O Sindicato dos Técnicos de Enfermagem de Luanda levantou hoje a greve que decorria desde segunda-feira, depois de alcançar acordo com o governo provincial, que prometeu resolver 90% das reivindicações, disse à agência Lusa fonte sindical. Segundo o secretário-geral do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem de Luanda, António Afonso Kileba, depois de nove horas de reunião, as partes chegaram a acordo com relação às reivindicações sobre a abertura de um concurso público interno, o pagamento de retroactivos e a promoção de categorias.

“Valeu a pena a nossa insistência, daquilo que nós vínhamos reivindicando entre 80% a 90% foram aceites e a comissão criada começa já a trabalhar a partir de sexta-feira, e estará presente o MAPTSS (Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social) que vai analisar as propostas”, referiu.

António Afonso Kileba referiu que fica levantada a greve, devendo ser retomados, na quinta-feira, os trabalhos nos postos, centros, hospitais municipais e provinciais de responsabilidade do Governo da Província de Luanda.

A greve iniciada, na segunda-feira, por tempo indeterminado, visou reivindicar o pagamento de retroactivos referentes à carreira de enfermagem, a promoção profissional com mais de cinco anos de serviço e a realização de concursos públicos internos para os técnicos que aumentaram os seus níveis académicos na área, reclamações apresentadas há seis anos.