Universidade Católica cria laboratórios de Petróleos

Universidade Católica cria laboratórios de Petróleos

São no total três novos laboratórios, de teste e pesquisa, para apoio aos estudantes do curso de petróleos, da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica de Angola (UCAN), nos quais serão desenvolvidos trabalhos de pesquisas e simulações

POR: Maria Teixeira

A Faculdade de Engenharia da Universidade Católica de Angola (UCAN) inaugurou, ontem, 3, laboratórios de Engenharia de Petróleos. Um Laboratório de Lamas de Perfuração e Completação de Poço, um de Caracterização de Rochas e Fluídos e outro de Simulação e Modelação. De acordo com o engenheiro Tommaso Depippo, coordenador do Curso de Engenharia de Petróleos da UCAN, para além disso, a universidade em causa, nos próximos tempos, terá uma sonda na qual os alunos poderão ter aulas práticas.

A estratégia é que, quando estes estudantes forem lançados para o mercado, estejam preparados para operar com diferentes sistemas de produção. Para o laboratório de simulação e modelação a UCAN investiu três milhões de dólares em software, e nos outros dois o valor esteve entre os 150 e 200 mil Euros, por terem financiadores diferentes. Todos estão apetrechados com os reagentes e sistemas de que os estudantes precisam para as suas “experiências”. Por sua vez, o vice-reitor para Investigação e Extensão Universitária, Padre Jerónimo Cahinda, disse que se sentem mais completos com a criação de tais laboratórios, “dada a importância que as aulas práticas têm para o aprendizado”, sublinhou.

A Universidade Católica assinou um memorando de apoio, no ano passado, com a Chevron, segundo o director dos Recursos Humanos desta petrolífera, Henda Valério, no sentido de se reforçar os recursos humanos. O responsável diz que continuarão com tal iniciativa, não apenas com a UCAN, como com outras, também pelo facto de haver na Chevron pessoal saído destas universidades.