Feira da banana abriu portas com mais de 200 expositores

Feira da banana abriu portas com mais de 200 expositores

Produtores de banana ao nível do país estão reunidos na já tradicional “Feira da Banana de Produção Nacional”. Portugal dá cariz internacional ao evento que decorre na província do Bengo

POR: Patrícia de Oliveira

De portas abertas desde ontem, 14 de Junho, a 7ª edição da Feira da Banana conta com mais de 200 expositores, entre nacionais e estrangeiros. O evento decorrerá até dia 16 (Sábado), regista a participação de Portugal na qualidade de convidado. A exposição que está a acontecer na Fazenda Nova Agrolider, em Caxito, Bengo, decorre sob o lema “Agricultura em Angola avançando, criando bases sólidas para a diversificação da economia”, uma iniciativa do Governo da Província do Bengo. Tal como a edição anterior, o certame vai divulgar as potencialidades na produção de banana e demais produtos agrícolas no país, proporcionando aos produtores e empresários nacionais, uma oportunidade para exporem a sua produção.

Estabelecer parcerias e trocar experiências, assim como comercializar e adquirir equipamentos para a produção, processamento e comercialização de banana, são os objectivos da feira. Estão ainda confirmadas as presenças de expositores das províncias do Bengo, Luanda, Zaire, Uíge, Cabinda, Malanje, Cuanza- Norte, Cuanza-Sul, Benguela, Lunda-Norte, Cuando-Cubango, Huambo, Namibe, Cunene e da Huíla. Referiu ainda que a Nova Agrolider substitui este ano a Arena Eventos, promotora da última edição da Feira da Banana, em virtude dos custos que praticava com os expositores e congratulou- se por assumir este desafio de ajudar o Governo da Província do Bengo na realização do certame.

Segundo João Macedo, a organização traz como principal inovação um preço mais confortável para os participantes, para oferecer motivos músico/culturais mais aliciantes. “A Nova Agrolider preferiu criar uma estrutura própria destinada a oferecer um preço mais económico e facilitar economicamente os expositores”, referiu. O evento conta com o maior produtor de Benguela, que vai expor quantidades reduzidas, em razão do mau estado das estradas. No entanto, leva na bagagem 12 variedades de banana. Sem avançar a quantidade de produtos expostos, o produtor salientou que a mesma será reduzida. “Não vamos levar grandes quantidades de banana para expor por causa do mau estado das vias,” referiu.