Rússia pede na ONU suspensão das sanções contra Coreia do Norte

Rússia pede na ONU suspensão das sanções contra Coreia do Norte

A Rússia solicitou, Quarta-feira, ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que analise a suspensão progressiva das sanções económicas contra a Coreia do Norte, após o acordo firmado com os Estados Unidos destinado a eliminar as armas nucleares na península coreana.

O Conselho aprovou, no ano passado, três pacotes de duras sanções económicas contra Pyongyang, que proíbem quase todas as suas exportações de matérias-primas e limitam severamente o fornecimento de combustíveis.

Estas medidas foram uma resposta aos disparos de mísseis e ao teste nuclear realizado pelo regime norte-coreano, considerados uma ameaça à estabilidade internacional. “É simplesmente natural que pensemos sobre dar passos nesta direcção”, declarou o embaixador russo Vassily Nebenzia sobre a suspensão das sanções. “Existe um progresso que deve ser recíproco. Deve haver contrapartidas”, porque “a outra parte precisa de estímulo para avançar”. No encontro histórico de Singapura, Terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, concordaram trabalhar para eliminar as armas nucleares da península coreana.

Mas os Estados Unidos, o Japão e os países europeus defendem a manutenção das sanções até que a Coreia do Norte desmantele completamente o seu programa armamentista. O embaixador holandês Karel van Oosterom, que lidera a comissão de sanções no Conselho contra a Coreia do Norte, declarou que as medidas punitivas continuam a ser implementadas com todo o vigor. “Vamos manter a pressão com a implementação total das sanções”.