Análise Diária: Crédito mal parado apurado no mês de Abril manteve-se estável

Análise Diária: Crédito mal parado apurado no mês de Abril manteve-se estável

O rácio do crédito mal parado sobre o crédito total bruto atingiu 31,4%

POR: Atlantico

Espaço Angola

O crédito mal parado apurado no mês de Abril manteve-se em 31,4% do total de crédito disponibilizado à economia, o mesmo nível verificado no mês anterior. • As reservas bancárias dos bancos comerciais no BNA reduziram 3,1% no mês de Maio, face ao mês anterior, fixando-se em 1.134,92 mil milhões AOA.

Espaço Internacional

Zona Euro: O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter inalteradas as taxas de juro directoras, perspectivando-se que se mantenham estáveis até finais de 2019.  China: A produção industrial referente ao mês de Maio registou variação de 6,8% face ao período homólogo, o que corresponde a uma redução de 0,2 p.p. em relação ao período anterior.

Visão Atlantico

O crédito mal parado apurado no mês de Abril manteve-se em 31,4% do total de crédito disponibilizado à economia, o mesmo nível verificado no mês anterior. A conjuntura económica adversa reflectida nas altas taxas de juro activas, associada ao menor desempenho económico, à redução da capacidade de criação, retenção de emprego, e de incremento do rendimento, continuam a ser determinantes para a capacidade das empresas e famílias honrarem com os compromisso do serviço da dívida junto do sistema bancário. Destaca-se que durante o mesmo período registou- se um aumento do nível de crédito na economia que se situava em 5.011,94 mil milhões AOA, uma variação de 2% face ao mês anterior.

Importa ressaltar que o actual nível de crédito mal parado na economia, representa o maior desde Janeiro de 2011. O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter inalteradas as taxas de juro directoras, perspectivando-se que se mantenham estáveis até finais de 2019. A decisão fundamentou-se na avaliação feita à economia que registou crescimento real no Iº trimestre tendo- se situado em 0,4%, uma moderação de 3 p.b. face ao período anterior, tal como, a ligeira aceleração da inflação homóloga, medida pelo índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), que se fixou em 1,9%, um aumento de 7 p.b. face aos níveis verificados em Abril último. Destaca-se que na mesma reunião, o BCE decidiu manter o programa de compra de activos até Setembro de 2018 na ordem dos 30 mil milhões EUR e reduzir para 15 mil milhões EUR até Dezembro de 2018.