Itália proíbe novamente acesso de barcos de ONg a seus portos

Itália proíbe novamente acesso de barcos de ONg a seus portos

O ministro italiano do Interior, Matteo Salvini, proibiu novamente o acesso a seus portos, neste Sábado (16), de dois navios de uma ONg que, segundo ele, navegavam em frente à costa líbia “à espera do seu carregamento de seres humanos”, declarou no Facebook

“Enquanto o barco ‘Aquarius’ navega para Espanha (onde deve chegar hoje, Domingo), outros dois navios de uma ONG de bandeira holandesa (Lifeline e Seefuchs) chegaram em frente à costa líbia, à espera do seu carregamento de seres humanos abandonados por traficantes”, declarou Salvini, que também é vice-primeiro-ministro e líder da Liga (extrema direita).

“Que esses senhores saibam que a Itália já não quer ser cúmplice do negócio da imigração clandestina e que deverão buscar outros portos para se dirigirem. Como ministro e como pai, faço isso pelo bem de todos”, acrescentou Salvini.

A recusa da Itália, a 10 de Junho, de receber o “Aquarius”, barco humanitário com mais de 600 migrantes, lançou a Europa numa outra crise política sobre o assunto migratório. O barco ficou sem destino até que a Espanha decidiu recebê-lo no porto de Valencia, onde deve chegar neste Domingo, escoltado por dois barcos italianos.