loader

Gala Moda Uíge saúda 101 aniversário da fundação da cidade

As organizações Josiveira e Filhos promove a 6 de Julho próximo, a II Edição da Gala Moda Uíge, sob o tema “Raízes Bakongo”, em saudação ao 101º aniversário da elevação do Uíge a categoria da cidade, a 1 de Julho de 1917, pelo então capitão Manuel José Pereira e Alferes Tomaz Berberan.

O organizador do evento, Gelson de Oliveira, anunciou, Sábado, nesta cidade, em conferência de imprensa, que a Gala contará este ano, com cinco categorias contra as três da edição de 2017. A gala vai premiar e enaltecer diferentes personalidades empreendedoras que se destacam no desenvolvimento da província em vários domínios, como música, teatro, cinema, moda, gestão, promoção de eventos, entretenimento e outros.

As festas da cidade do Uíge decorrerão de 1 a 7 de Julho de 2018 e vão abarcar várias actividades. Localizada no norte de Angola, Uíge, ex-vila Carmona, sede capital da província, é o maior dos 16 municípios que a província possui, e considerada a primeira cidade, a seguir a Negage.

A cidade do Uíge foi fundada, através da portaria nº 15444 de 01/07/1945, em 1955 passou a designar- se Vila Marechal Carmona, em honra ao antigo Presidente português Óscar Carmona. Após ter sido elevada, passou a denominar-se simplesmente Carmona, tendo readquirido o nome original de Uíge, em 1975, designação proveniente do riacho Uíge.

O nome da cidade do Uíge é oriundo da designação do rio Uíge, enquanto que certas fontes sustentam ainda que o nome deriva de uma expressão de kicongo que os antepassados expressaram na chegada dos portugueses” Wizidi”, que significa chegada.

Com uma população de 493 mil 689 habitantes, segundo dados do Censo de 2014, Uíge é potencialmente agrícola, fruto do seu relevo planáltico, destacandose no cultivo de café, mandioca, ginguba, feijão, óleo de palma, dentre outro produtos.

Últimas Notícias