Negócio da banana movimenta mais de Kz 270 milhões

Negócio da banana movimenta mais de Kz 270 milhões

Terminou no último Sábado, na cidade de Caxito, província do Bengo, a 7ª edição da Feira da Banana de Produção Nacional, cuja organização esteve a cargo da Nova Agrolider e o Governo local

POR: Miguel Kitari

Em três dias de trabalho, os produtores nacionais de banana mostraram as suas potencialidades, trocaram experiências e fizeram negócios. E sobre negócio, os números divulgados pela organização indicam que foram movimentados, durante o certame, mais de Kz 270 milhões. No entender da governadora provincial do Bengo, Mara Baptista Quiosa, “a Feira da Banana de Produção Nacional ultrapassou as expectativas iniciais, tendo atingido um volume de negócios na ordem dos Kz 270 milhões e reunido mais de 170 expositores”, realçou, a governante. Mara Baptista Quiosa avançou ainda que, além da Banana foram ainda comercializadas mais de 1100 toneladas de produtos diversos.

“Somo auto-suficientes na produção da Banana, alimento muito importante na dieta dos angolanos”, lembrou. Na Feira, que teve lugar na Fazenda Agrolider, foi distinguida a empresa Manuel Monteiro, da província de Benguela, com o título “Banana de Ouro”, o mais alto troféu definido pela organização. A empresa vencedora levou para o certame duas variedade de Banana, designadamente, Banana- pão e de mesa. O município do Dande—Bengo, foi o grande vencedor do troféu pequenos produtores Em segundo lugar dos grande produtores ficou a província do Uíge, cujo nível organizativo foi realçado pelos organizadores.

Tal como Benguela, Bengo, Cuanzas Norte e Sul, e Cabinda, a província do Uíge, diga-se, uma das maiores produtoras de Banana do país. Importa referir que a Feira da Banana de Produção Nacional é organizada desde 2012, na província do Bengo, tendo mudado de cenário em diversas ocasiões. A iniciativa é do Governo do Bengo e o Ministério da Agricultura, através da empresa Caxito Rega.

As qualidades da Banana

A Banana é um fruto muito consumido pelo mundo fora. Em Angola, o fruto é cultivado em quase todo o território, no entanto, destacam-se no seu cultivo províncias do litoral (Cabinda, Zaire, Bengo, Cuanza Sul e Benguela). Uíge e Cuanza Norte, no interior, são igualmente referências na sua produção. A Banana é um fruto cuja origem é o sudeste do continente asiático. Esta fruta tropical possui uma polpa macia, saborosa e doce. Elas formam-se em cachos na árvore chamada bananeira. Existem diversas espécies de bananas. Ouro, pão e a banana maça, algumas que existem em Angola. Quando estão maduras ficam com as cascas amarelas (maioria das espécies) ou vermelhas (minoria). Cada bananeira produz de uma só vez de 5 a 15 caixões de banana. São muito utilizadas na culinária de centenas de países. São consumidas ao natural, fritas, cozidas e assadas. Uma banana madura e de porte grande pesa, em média, 120 gramas. A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e A. Aproximadamente, 70% deste fruto é composto por água. No Brasil, por exemplo, a banana nanica, muito consumida é utilizada em bolos, doces e outros pratos da culinária brasileira.