loader

Anemia Falciforme reúne técnicos de saúde

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Anemia Falciforme, que se assinala hoje, 19 de Junho, em todo o mundo, o Ministério da Saúde realiza, na Escola Técnica de Saúde, em Luanda, um encontro para debater o assunto.

A anemia falciforme é já um problema de saúde pública no nosso país e os técnicos e gestores de saúde, a população em geral, assim como as organizações não governamentais, estarão reunidos para unirem esforços na prevenção e controlo da mesma, de forma a reduzir o sofrimento das famílias.

A directora de Saúde Pública falará da referida doença como problema de saúde pública e o director do Hospital Pediátrico de Luanda trará à mesa a experiência que aquela unidade hospitalar teve no tratamento da anemia falciforme. A anemia falciforme é uma doença hereditária causada por uma mutação nos genes que codificam a hemoglobina, causando a alteração no organismo do indivíduo afectado, que passa a sintetizar uma hemoglobina defeituosa denominada hemoglobina S (HBS), ao invés da hemoglobina A considerada normal (HbA).

A data foi instituída em pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2008, para consciencialização da comunidade internacional na luta contra a referida enfermidade, que afecta milhões de pessoas em todo mundo, principalmente nos países de África, onde a prevalência varia de 1 a 20 casos por cada mil nascidos vivos.

Últimas Notícias