Atentado bombista em comício de Presidente do Zimbabwe causou 41 feridos

Atentado bombista em comício de Presidente do Zimbabwe causou 41 feridos

O atentado bombista que visou no Sábado em Bulawayo um comício eleitoral do Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, que saiu ileso do ocorrido, causou 41 feridos, indicou Domingo o jornal estatal “Sunday Mail”.

Segundo o jornal, que cita o ministro da Saúde, David Parirenyatwa, os feridos foram transferidos para três hospitais próximos e “muitos deles necessitaram de ser submetidos a cirurgias”. Um engenho explodiu Sábado no final do comício eleitoral de Mnangagwa, candidato do partido no poder às eleições presidenciais marcadas Julho. Muitos milhares de apoiantes de Mnangagwa assistiam a um comício organizado num estádio situado numa zona considerada um bastião da Oposição.

O chefe de Estado do Zimbabwe classificou o atentado como um “acto cobarde” e que visava atingir a sua pessoa. O ataque ainda não foi reivindicado. Entre os feridos figuram dois vice- presidentes do país, Constantino Chiwenga e Kembo Mohadi, e muitos outros altos responsáveis do partido no poder. O atentado ocorreu durante uma fase acesa da campanha para as eleições de 30 de Julho, as primeiras desde a demissão forçada em Novembro do Presidente Robert Mugabe, que dirigiu o Zimbabwe com ‘mão de ferro’ desde a Independência em 1980.

Abandonado pelo exército e pelo seu partido, Mugabe foi substituído por Mnangagwa, o seu antigo vice-presidente. Mnangagwa é apontado como o favorito às eleições depois de a Oposição ter ficado orfã do seu líder histórico, Morgan Tsvangirai, falecido em Fevereiro.