África do Sul apoia transformação do FP-SADC em parlamento regional

África do Sul apoia transformação do FP-SADC em parlamento regional

A República da África do Sul apoia a transformação do Fórum Parlamentar da SADC em parlamento regional e vê nesse pressuposto uma forma de aproximação mais alargada dos povos da própria região austral de África, do ponto de vista da sua integração.

A informação foi avançada ontem Terça-feira, em Luanda, pela presidente do parlamento sul-africano, Beleka Mbete, no final de um encontro com o seu homólogo angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos, que serviu para aprofundar a cooperação bilateral no domínio parlamentar.

A presidente do parlamento sul-africano disse que o seu país sempre apoiou a causa da transformação do FP-SADC em parlamento regional, lembrando que este apoio vem desde os antigos estadistas Thabo Mbeki e Jakob Zuma, e agora reforçado pelo Presidente Cyril Ramaphosa. Beleka Mbete encontra-se na capital do país, Luanda, onde participa nos trabalhos da 43ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, que decorre sob o lema “O Papel dos Parlamentos em Aprofundar a Integração Económica da SADC através da Industrialização”.

Entre os parlamentos dos países que são favoráveis à elevação do Fórum a Parlamento, dos 14 que compõem a plataforma, estão Angola (actual presidente do Fórum), África do Sul, Namíbia, Eswatini (ex-Swazilândia), Botswana e Moçambique. Angola assumiu a Presidência do Fórum Parlamentar da SADC para o biénio 2016/2018, durante a 40ª Assembleia Plenária da organização, que decorreu em Harare, no Zimbabwe, na primeira quinzena de Novembro do ano transacto. Ainda ontem Terça-feira, realizou- se um colóquio dos presidentes dos parlamentos dos países da SADC, no quadro da 43ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, que decorre na sede do Parlamento angolano.