Presidente do MPLA apela igrejas a apoiar o novo Governo

Presidente do MPLA apela igrejas a apoiar o novo Governo

Esta informação foi prestada aos jornalistas nesta Quinta-feira, 28, em Luanda, pela secretária- geral do Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA), no termo de uma visita pastoral efectuada ao Presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos

Deolinda Teca, que chefiou a delegação integrada por outros líderes religiosos, explicou que esta visita pastoral, para além de saudar o antigo Chefe de Estado, serviu também para agradecer os seus feitos durante o tempo em que governou o país. “Nós, como igrejas, vimos aqui para agradecer aquele que durante muito tempo governou o país”, afirmou a reverenda, realçando que a igreja deve ir ao encontro de todos.

Segundo Deolinda Teca, é necessário reconhecer o papel desempenhado por José Eduardo dos Santos nos “momentos bons e maus da vida do país”, na mesma altura em que a igreja esteve também envolvida, mas em prol do bem estar das comunidades. Salientou que o Chefe de Estado cessante mostrou-se confortado com a visita dos pastores do CICA, cuja delegação foi ainda integrada por Gaspar João Domingos, Bispo da Igreja Metodista Unida (IMU) e pelos reverendos Anastácio Catumbela, Abel de Jesus e Alberto Daniel.

Falando em nome da instituição que dirige, esta reassume o compromisso de continuar a trabalhar com o novo Governo saído das últimas eleições gerais, de Agosto de 2017, ganhas pelo MPLA, partido que sustenta o Governo.

“Nós, como igrejas, daremos continuidade no trabalho com o Governo, sempre em busca de soluções saudáveis para o crescimento e desenvolvimento saudável para o nosso país”, afirmou. Reconheceu que o Estado Angolano sempre considerou a igreja como uma parceira em todas as circunstâncias, sempre com a sua voz profética.

Transição A religiosa destacou o período de transição política que está a ocorrer no seio do partido, a qual considerou como estando a ser feita de forma pacífica e tranquila. “É importante aqui reconhecer que o período de transição dá luz à continuidade da própria igreja”, salientou a responsável máxima do CICA.

Encontro com Rui Rio Entretanto, o presidente do MPLA manteve também um encontro, nesta Quinta-feira, com o líder do Partido Social Democrata (PSD) português, com quem abordou questões de amizade e cooperação entre os dois partidos. Falando à imprensa, à saída do encontro com José Eduardo dos Santos, Rui Rio destacou a importância da sua visita, numa altura em que se realiza um processo de transição na liderança do MPLA.

Considerou este processo como normal, na medida em que está ser feito sem sobressaltos. O líder do PSD defendeu também um novo rumo para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa(CPLP).