Rui rio: “mais do que aliados somos família”

Rui rio: “mais do que aliados somos família”

O líder do PSD de Portugal, Rui Rio, reafi rmou ontem, em Luanda, a total disponibilidade do seu país apoiar Angola nos domínios da saúde, economia e ensino. A informação foi prestada à imprensa, à saída da audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, durante a qual falou-se da importância do reforço da cooperação entre Angola e Portugal.

Texto de: Norberto Sateco

“A disponibilidade é total, seja no capítulo da economia, seja no domínio da saúde, ou aquilo que de parte a parte começa a ser interessante para os dois países”, afi rmou o líder do PSD. Apesar dos últimos acontecimentos terem sido marcados por ameaças que colocavam em causa as relações diplomáticas entre Luanda e Lisboa, resultante do “Caso Fizz”, que envolve o antigo vice-presidente de Angola, Manuel Vicente”, Rui Rio diz não ter dúvidas de que agora estão criadas as condições para o aprofundamento das relações históricas e de amizade já existentes.

Segundo ele, inaugura-se uma nova era nas relações de amizade entre ambos os países, após o “Caso Fizz”, que chamou de “acidente de percurso”. O líder do PSD está em Angola à frente de uma delegação do seu partido numa visita de dois dias.

PR acredita novos embaixadores

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu esta Quartafeira as cartas credenciais dos novos embaixadores do Reino Unido, Jéssica Hand, da Confederação da Suíça, Nicolas Lang, da Índia, Srikumar Menon, da República Democrática do Congo (RDC), Didier Nyembwe e do Reino dos Países Baixos – Holanda, Anne Van Leeuwen. Em cerimónias separadas, o Presidente da República acreditou também o embaixador da República da Bulgária, Krassimir Stefanov, na condição de não residente.