Empresa chinesa desenvolve arma de raios laser capaz de matar

 Uma empresa chinesa desenvolveu uma arma de raios laser capaz de atingir um alvo até quase um quilómetro de distância e provocar queimaduras que podem levar à morte de pessoas, informou um jornal de Hong Kong.

 Segundo o jornal diário South China Morning Post, a arma, designada ZKZM-500, produz um raio de energia invisível, que pode atravessar objetos e causar a “carbonização instantânea” da pele e tecidos humanos.

O projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Ótica e Mecânica de Precisão da Academia de Ciências da China, na cidade de Xi’an, noroeste do país.

O dispositivo é capaz de “queimar roupa na fração de um segundo, pelo que se o tecido for inflamável, a pessoa pega imediatamente fogo”, explicou um dos responsáveis pelo projeto, citado pelo jornal.

Como o laser está ajustado a uma frequência invisível e não produz qualquer som, “ninguém saberá de onde veio o ataque”, acrescentou.

A arma, de calibre 15 mm, pesa três quilos, quase o mesmo que uma arma de assalto AK-47, e tem um alcance de 800 metros.

Está pronta para ser produzida em massa e provavelmente as primeiras unidades serão entregues às forças antiterrorismo da polícia chinesa, destacou o jornal.

O protótipo foi construído pela ZKZM Lazer, empresa tecnológica que pertence ao Instituto de Xi’na e o custo de produção de cada unidade está fixado em 100.000 yuan (13.250 euros).