Mais de 200 migrantes morreram junto à costa da Líbia este fim de semana

Mais de 200 migrantes morreram junto à costa da Líbia este fim de semana

 Mais de 200 migrantes morreram afogados ao largo da Líbia este fim de semana, elevando o número total de afogamentos de migrantes em todo o Mediterrâneo este ano para mais de 1.000 pessoas, avançou ontem a OIM.

 Segundo a Organização Internacional das Migrações (OIM), 204 migrantes perderam a vida entre sexta-feira e domingo e ontem um pequeno barco de borracha repleto de migrantes virou-se com cerca de 41 pessoas, que sobreviveram após serem resgatadas.

Na sexta-feira, três bebés estavam entre os 103 que morreram num naufrágio similar, a norte de Trípoli, “também causado por contrabandistas que levaram migrantes para o mar em embarcações completamente inseguras”, avança a organização.

Desde o início do ano até agora, a guarda costeira da Líbia levou cerca de 10 mil pessoas para terra que viajavam em pequenas embarcações.

“Há um aumento alarmante de mortes no mar ao largo da costa da Líbia”, disse o chefe da missão da OIM Líbia, Othman Belbeisi, acrescentando que “os contrabandistas estão a explorar o desespero dos migrantes para saírem antes que haja mais repressões na travessia do Mediterrâneo”.