loader

Preços dos combustíveis registam uma ligeira diminuição em Cabo Verde

Os preços dos combustíveis em Cabo Verde sofreram, a partir das primeiras horas, uma diminuição neste 1 de Julho, contrariando a tendência de subida que se vinha registando nos últimos meses, apurou a PANA, Domingo, na cidade da Praia, de fonte reguladora

De acordo com a nova tabela mensal, divulgada pela Agência de Regulação Económica (ARE), os preços do gasóleo normal, gasóleo electricidade e gasóleo marinho diminuíram 1,02%, 1,19% e 1,28%, respectivamente, enquanto os da gasolina baixou 1,51% e os do petróleo 2,35%.

Já o preço do gás butano também reduziu ligeiramente (0,38%). Tendência contrária verificase em relação ao fuel, sendo que o fuel 380 e o fuel 180 registaram aumentos de 1,77% e 1,39%, respectivamente.

A ARE cita os dados publicados no Platts European Marketscan e LPGasWire, dando conta que os preços dos combustíveis nos mercados internacionais, cotados em dólares por tonelada (USD/ton), inverteram a tendência de subida generalizada durante o mês de Junho, fazendo com que, no mercado cabo-verdiano, os preços de combustíveis registassem reduções ligeiras, com excepção do fuel 380 e 180.

Por um lado, os preços do petróleo nos principais mercados internacionais recuaram durante o mês de Junho, em resultado essencialmente do anúncio feito pela OPEP (Organização dos Países Produtores do Petróleo) de que iriam aumentar a produção em um milhão de barris por dia, a partir do mês de Julho.

“Este acordo entre os países membros da OPEP surge como forma de satisfazer o aumento da demanda mundial e aliviar os preços de combustíveis nos mercados internacionais”, explica a ARE.

Segundo a mesma fonte, as tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China, com os mercados a reagirem perante a possibilidade de uma guerra comercial, também contribuíram para pressionar os preços de combustíveis durante o mês de Junho.

Últimas Notícias