Reflexões: O efeito catártico na poesia de Mendonça (conclusão)

Reflexões: O efeito catártico na poesia de Mendonça (conclusão)

A própria realidade angolana já transmite um efeito catártico ao sujeito poético o que subjaz na sua produção poética. Exemplo do poema “ Dongos” (s.d: 31) «(…) Dongos? Sim, dongos é o que crias sobre a pele dos séculos nunca ressequida de dizer sou povo(…)». Se por um lado alienação geopolítica mutila o homem à medida que anula as suas qualidades humanas.

Por: Hamilton Artes

Por outro, há uma ruptura entre estar preso na liberdade e viver livre. Na óptica de Rousseau a valorização do povo consolidaria o Estado democrático. Assiste-se uma dialéctica infindável no pensamento de Rousseau (1982:42) “os nobres que são tudo, os burgueses não são nada; e os camponeses, que são menos nada”.

Com o aperfeiçoamento da burguesia, ou seja, do capital, cresceu o proletariado moderno. Operários ressentidos por serem tratados como mercadorias. Para Anita Resende(s.d: 91) “Para ele o próprio trabalho não faz parte da sua vida; antes é um sacrifício de sua vida”.

O trabalho tem perdido a matriz de lazer. Servimo-nos da Anita para o sustentáculo do efeito catártico no poema “Cumprimento as mulheres de limpeza” (s.d.:35), «cumprimento as mulheres de limpeza de mãos sempre humildes (…) / Lhes digo bom-dia quando param de esfregar o chão para eu homem de mãos limpas passar todo engraxado».

O efeito catártico reside na forma como o sujeito leitor concebe a recepção do conteúdo poético. Numa alusão ao lugar social da mulher de limpeza, a pulga não consiste em fazer trabalhos de limpeza e sim a forma como são tratadas pelo sistema governamental e social. Max denúncia (s.d.:63) “o servo pertence à terra e entrega aos proprietários os frutos da terra”.

No poema “O mar me diz” (s.d.:47) «o mar me diz um cheiro de pão cozido numa casa com um muro muito alto(…)». O referente “pão” é um signo semântico de fácil efeito catártico. Os vectores dos efeitos catárticos não são estáticos. Como sempre, não terminamos, ficamos por aqui. *Escritor e crítico literário.