BODIVA fecha mês de Junho com Kz 82 mil milhões e 700 negócios

BODIVA fecha mês de Junho com Kz 82 mil milhões e 700 negócios

No mês de Junho, o Mercado Secundário de Dívida Pública movimentou cerca de Kz 82,5 mil milhões, na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), tendo atingido o valor máximo do ano até ao momento.

Mais de Kz 80 mil milhões foram transaccionados na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), durante o mês passado, resultando na realização de mais de 700 negócios, segundo informações da BODIVA. A cifra representa um crescimento de Kz 18,8 mil milhões comparativamente ao mês de Maio em que a BODIVA registou Kz 63,7 mil milhões. No segmento bilateral, a Bolsa registou mais de Kz 20,2 mil milhões enquanto no ambiente multilateral foram negociados Kz 62, 3 mil milhões.

O Banco de Fomento Angola, manteve-se à frente das negociações com 680 negócios do total, avaliados em mais de Kz 100 milhões. Seguem-se os bancos BAI com 29 negócios, Standard Bank Angola com 13, BIC 11 e Millennium Atlântico com 4. Entre Janeiro e Junho do presente ano, a Bolsa transaccionou acima de mil negócios avaliados em Kz 350 mil milhões.

Mercado de Títulos

O Mercado de Bolsa de Títulos do Tesouro (MBTT) é o primeiro segmento a ser disponibilizado pela BODIVA. Destina-se à negociação de títulos do Tesouro emitidos pelo Estado através do método de negociação por oferta, mediante a interacção permanente das ordens de compra e venda de todos os investidores. O MBTT pode converter-se num dos principais instrumentos de política monetária à disposição do Banco Nacional . É ainda considerado um instrumento de financiamento capaz de ampliar o leque de oportunidades para todos os agentes da economia.

Cidadãos já podem comprar títulos na internet

O Portal do Investidor, anunciado recentemente pela Comissão do Mercado de Capitais, entrou em vigor ontem, Segunda-feira, 02 de Julho. O instrumento permite a compra de títulos do tesouro on-line, com o pagamento a ser feito através da rede multicaixa. Segundo as Finanças, o montante máximo para emissão de Bilhetes do Tesouro é de Kz 7 milhões e de Kz 20 milhões para Obrigações. Já o montante mínimo é Kz 5.000.