Imprensa destaca discurso histórico de João Lourenço em Estrasburgo

Imprensa destaca discurso histórico de João Lourenço em Estrasburgo

Os meios de comunicação social europeus destacam, na generalidade, o discurso que o Presidente de Angola, João Lourenço, proferiu, quarta-feira, em Estrasburgo, perante os deputados do Parlamento Europeu.

“Discurso histórico de João Lourenço em Estrasburgo”, escreve o jornal Expresso, de Portugal. A publicação detalha no seu site que o Presidente angolano esteve esta quarta-feira no Parlamento Europeu, onde durante 15 minutos assinalou os ventos de mudança em Angola, vincando que é “um país mais aberto ao mundo e por isso mais amigo do investimento”.O Expresso, tal como várias outras publicações europeias, destaca também o facto de João Lourenço se ter tornado no primeiro Presidente de Angola a discursar no Parlamento Europeu.

Por seu turno, o site alemão Deutsche Welle (DW) sublinha que o Presidente angolano Lourenço destaca “cruzada contra a corrupção” no Parlamento Europeu. No seu discurso em Estrasburgo, João Lourenço sublinhou que Angola está “aberta ao mundo”. “O Presidente angolano tem estado a arrumar a casa para atrair mais investidores estrangeiros e prometeu resultados para breve”, escreve.O site DW deu também destaque à referencia de João Lourenço à existência de matérias de interesse comum entre Angola e a União Europeia, entre elas as que têm a ver com o desenvolvimento económico e social, a segurança, o combate ao terrorismo e o controlo dos fluxos migratórios de África para a Europa.

João Lourenço deslocou-se a Estrasburgo, no nordeste de França, onde se avistou com o Presidente do Parlamento Europeu e discursou também perante os parlamentares, esta tendo sido a primeira vez que um chefe de Estado angolano se dirige aos deputados do Parlamento Europeu – destaca, por seu turno a Rádio França Internacional (RFI).O site recorda, a propósito, que “há poucas semanas ainda, entre o fim do mês de Maio e o início de Junho, João Lourenço já tinha efectuado visitas oficiais em Paris assim como em Bruxelas, onde chegou a avistar-se com Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu”.

A RFI acrescenta que, questionado sobre o objectivo destes novos contactos com as entidades europeias, João Lourenço, cujo país assegura actualmente a presidência rotativa do órgão de cooperação nos domínios político, de Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), evocou as “relações antigas” entre Angola e a União Europeia, os seus interesses comuns nomeadamente em termos de desenvolvimento económico, questões de segurança, bem com o controlo dos fluxos migratórios.