loader

APN enaltece discurso do PR no Parlamento Europeu

O presidente da Aliança Patriótica Nacional(APN), Quintino de Moreira, enalteceu o discurso do Presidente da República, João Lourenço, proferido esta semana no Parlamento Europeu, em Estrasburgo(França)

POR: Ireneu Mujoco

O político teceu estas declarações à imprensa, no final de uma audiência que concedeu ao presidente do Partido Socialista(PS) da Guiné-Bissau, Secuma Baldé, com quem abordou assuntos ligados à cooperação e amizade entre os dois partidos. Quintino de Moreira disse que o Presidente da República fez um discurso que “vendeu” a boa imagem de Angola na Europa, sobretudo sobre as políticas do Governo angolano para combater a corrupção e o branqueamento de capitais. Para o líder da APN, a presença de João Lourenço poderá atrair investidores estrangeiros para Angola, reiterando que o seu discurso explicou a imagem real do país, desde que assumiu a presidência.

“O PR foi feliz ao aliar o desenvolvimento do país com o combate à corrupção e branqueamento de capitais, e nós, Aliança Patriótica Nacional, damos o nosso apoio ao Presidente João Lourenço para levar avante esta empreitada”, enalteceu. Na sua visão, o discurso do Presidente da República correspondeu às expectativas dos parlamentares europeu, pouco tempo depois de ter visitado a França e a Bélgica.

encontro com o homólogo da Guiné Bissau

Durante o encontro com o seu homólogo guinense, decorrido na sede do seu partido, em Luanda, foram abordados, entre outros assuntos, a vida dos dois partidos, bem como assinaram acordos de cooperação em várias áreas, que visam o fortalecimento das relações entre as duas formações políticas. A ocasião foi também aproveitada para análise do momento político em Angola, bem como a realização das eleições gerais na Guiné Bissau, a decorrerem em Novembro deste ano. O líder da Aliança Patriótica Nacional foi convidado pelo seu homólogo do Partido Socialista a assistir a estas eleições. No encontro, testemunhado por delegações de ambos os partidos, abordou-se também as eleições autárquicas que Angola vai realizar em 2020 e as eleições gerais em 2022.

Foram também traçadas estratégias de apoio recíproco no sentido de engrandecer os dois partidos, cuja relação de amizade, segundo Quintino de Moreira, remonta a vários anos e foi reforçada com a visita do líder desta força extra-parlamentar guineense. O líder da APN disse ter informado Secuma Baldé sobre os últimos acontecimentos políticos em Angola, com a entrada em funções de um novo Governo saído das eleições gerais de Agosto de 2017. Disse também ter explicado sobre a discussão pública do Pacote Legislativo Autárquico, que vai suportar as eleições autárquicas, cujo debate está a ser levado a cabo pelo Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado(MAT) em todo o país.

Seminário de capacitação

No mesmo dia, a Aliança Patriótica Nacional realizou a sua primeira reunião preparatória sobre o 1º Seminário de capacitação de quadros e dirigentes do partido, que contou com a participação dos secretários nacionais.O seminário, a decorrer nos dias 20 e 21 de deste mês, será orientado por responsáveis da direcção do partido, com o objectivo de capacitar os quadros sobre matérias ligada ao processo eleitoral autárquico.

Últimas Notícias