mais de 30 mil aviões serão necessários nos próximos 20 anos

mais de 30 mil aviões serão necessários nos próximos 20 anos

A airbus prevê que a frota de aviões de passageiros mais do que duplicará nos próximos 20 anos, para cerca de 48.000 aparelhos, levará o tráfego aéreo a crescer a um ritmo consistente de 4,4% ao ano

O crescimento, segundo dados do site NewsAvia, significa a necessidade de cerca de 37.400 novos aviões de passageiros e de carga, revela a construtora aeronáutica europeia, com base num estudo sobre o futuro do mercado global da aviação para 2018-2037, divulgado em Londres, num encontro de preparação para o próximo Salão Aeronáutico de Farnborough que se realiza de 16 a 22 de Julho, no Reino Unido.

Os factores de crescimento que impulsionarão este crescimento incluem o aumento do consumo privado nas economias emergentes, para mais do dobro, mais rendimento disponível e a quase duplicação das classes médias ao nível global.

Os países emergentes representarão mais de 60% do crescimento económico, com o número de viagens per capita a multiplicar 2,5 vezes mais para estes países.

Combinada com a evolução dos modelos de negócios das companhias aéreas e a contínua liberalização, a escala de crescimento do transporte aéreo levará a um aumento da resistência em relação aos abrandamentos regionais.

“Há uma tendência crescente para a utilização de aeronaves num vasto leque de operações, com os aviões existentes actualmente a ultrapassar os limites entre os segmentos de mercado. Estas realidades levaram-nos a desenvolver uma nova segmentação com as categorias de Small, Medium, Large e Extra Large, que reflectem melhor o modo como as companhias operam os aviões,” afirmou Eric Shulz, director comercial da Airbus.

Acrescentou que “graças à versatilidade dos nossos modelos, o topo de gama dos nossos aviões de corredor único, o A321neo voa eficientemente em rotas de longo curso e os nossos wide bodies, como o A330neo, servem igualmente operações regionais. Estamos muito fortes neste segmento de mercado Medium.”

Olhando mais de perto para os quatro segmentos, no segmento Small a Airbus prevê uma necessidade futura de 28.550 novos aviões, o que representa mais de três quartos da procura total prevista. No segmento Medium, representado por wide bodies pequenos e aviões de corredor único de longo alcance, a Airbus prevê uma procura por 5.840 aviões de passageiros e de carga.

No segmento Large, as previsões são de 1.760 novos aviões e no segmento Extra Large a Airbus prevê uma procura por 1.590 aviões nos próximos 20 anos. A NewsAvia avança ainda que, dos cerca de 37.400 novos aviões necessários, 26.540 são para crescimento e 10.850 serão para substituir aparelhos mais antigos e menos eficientes.

O aumento da frota mundial para cerca de 48.000 aviões resultará numa necessidade de 540.000 novos pilotos. A Airbus continua a evoluir o seu negócio de serviços para ir de encontro às necessidades da sua crescente base de clientes.