Zâmbia apoia institucionalização do parlamento da sadc gar

Zâmbia apoia institucionalização do parlamento da sadc gar

A República da Zâmbia é favorável à elevação do Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (FP-SADC) a Parlamento regional, afirmou Sexta-feira, em Luanda, o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

O líder parlamentar falava à imprensa, no Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, após a sua chegada de Lusaka, onde realizou uma visita de trabalho de dois dias, durante a qual foi recebido em audiência pelo Chefe de Estado zambiano, Edgar Chagwa Lungu.

“Realmente, a nossa missão teve bom resultado. Recebemos o apoio do Presidente da República da Zâmbia e do seu Governo para que juntos possamos transformar o Fórum Parlamentar da SADC em Parlamento regional na cimeira de Agosto.

Antes, deveremos participar na reunião do Conselho de Ministros para discutir questões técnicas, mas estamos no bom caminho”, salientou. Luanda acolheu, de 20 de Junho a 2 de Julho, a 43ª Assembleia da Sessão Plenária do referido fórum, que teve como tema principal a transformação deste em Parlamento Regional.

O Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) é uma instituição autónoma, criada em 1997 e composta por 14 parlamentos.

Fernando da Piedade Dias dos Santos foi eleito presidente do FP-SADC na 40ª assembleia plenária do órgão, realizada em Novembro de 2016 no Zimbabwe.

Para apresentar cumprimentos de boas-vindas ao líder parlamentar angolano deslocaram-se ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro a 1ª vice-presidente da Assembleia Nacional, Joana Lina Cândido, outros deputados e altos funcionários parlamentares.