“A ATC espera crescer 20% ”

“A ATC espera crescer 20% ”

Com um forte posicionamento nas áreas onde actua (hotelaria, agro-indústria e pescas) a ATC prevê um crescimento acima dos 20%. A retoma da economia anima a direcção da empresa.

Jorge Marques , CEO da empresa Ang Trust Company, ou simplesmente ATC, disse que a empresa está bem posicionada no mercado nacional. Por isso, e apesar da instabilidade financeira que o mercado ainda apresenta, a ATC vai crescer, este ano, 20%. “ O percentual de crescimento obedece aos indicadores do comportamento dos investidores privados”, disse, Jorge Marques. Segundo Jorge Marques, a previsão orienta-se também pela dinamização da economia, pelos projectos agro-industriais e de pescas. João Marques cita igualmente alguns investimentos no turismo.

Realça, por outro lado, os sinais de abertura que a nova governação vai dando cada vez mais certeza aos potenciais investidores. “Podemos esperar, mas o tempo urge. Precisamos dar passos mais rápidos. É hora de o país avançar”, enfatizou. Jorge Marques manifesta toda a sua disponibilidade para contribuir para o melhoramento do actual quadro que ensombra o país. Com mais de uma década a trabalhar no mercado angolano, Jorge Marques diz que o caminho a seguir é o das parcerias, sobretudo com as nações com mais experiências nos diversos domínios. Brasil e Portugal, no entender do gestor, são os parceiros que devem ser tidos em linha de conta Argumenta que o português tem recursos humanos.

Jorge Marques defende que o governo de Angola deve tomar medidas cambias atractivas e de protecção aos empresários com créditos firmados. “Se assim não for, vamos ter um mercado sem soluções e o risco de Angola ter problemas sérios de inflação ”. Acrescenta que, antes de Angola estar a viver este mau momento da sua economia, a empresa tinha uma perspectivas de negócios na ordem de USD 6 milhões, podendo mesmo atingir cifras mais altas. “Depois de termos atingido Kz 500 milhões em 2016, no último ano chegamos aos Kz 240 milhões”, avançou, admitindo dias melhores nos próximos tempos.