Rui Falcão anuncia fim do roubo do negócio “sujo” de lixo em Benguela

Rui Falcão anuncia fim do roubo do negócio “sujo” de lixo em Benguela

O responsável fez este pronunciamento no último Sábado, na cidade de Benguela, num encontro que manteve com os militantes do seu partido

Texto de: Constantino Eduardo, em Benguela

O primeiro secretário do MPLA e governador da província de Benguela, Rui Falcão, afirmou que o seu Executivo pôs fim ao negócio “sujo” do lixo, por ter havido gente que se aproveitava deste para “roubar” milhões ao Estado, mas, apesar disso, as cidades ficavam infestadas de resíduos sólidos. Segundo ele, enquanto as cidades eram fustigadas pelo lixo, algumas pessoas, que se diziam do MPLA, foram as primeiras a apontar as falhas, sem, entretanto, “moverem uma palha”, desabafou.

“Nunca nos perguntaram o que estava a acontecer”, lamentou Falcão, avançando que, do ponto de vista prático, as cidades estão melhor agora com a retirada das empresas de recolha de resíduos sólidos. Adiantou que este negócio obrigou o seu Governo a ensaiar um novo modelo, em que se devolveu a tarefa comunitária às administrações municipais.

“Acabámos com esse negócio e vamos continuar a trabalhar, com a vossa solidariedade, para melhorar cada vez mais as nossas cidades”, revelou. Rui Falcão fez estas denúncias num acto político-partidário que aprovou os delegados ao VI Congresso Extraordináro do MPLA, a realizar-se em Setembro, em Luanda, em que João Lourenço é o condidato do Comité Central a presidente do partido, em substituição do actual, José Eduardo dos Santos.

O governante alertou que o seu partido, que sustenta o Governo, não vai deixar que “essas pessoas que burlavam o Estado com o negócio de lixo continuem a viver à custa deste mesmo Estado”. Sem revelar o número, Rui Falcão denunciou que o Governo gastava diariamente milhões de kwanzas que saíam dos cofres do Estado, mas que não tinham reflexo no saneamento básico das cidades.

“Por isso, rescindimos os contratos com essas empresas e vamos mostrar que a Administração é capaz”, salientou, tendo enaltecido a classe empresarial local pela prestimosa ajuda que presta ao Governo de Benguela na recolha do lixo. Falsos militantes Segundo Falcão, existem pessoas a que chamou de “pseudo-militantes” que todos os dias embaraçam a sua governação, aos quais acusou de potenciarem financeiramente algum segmento social para, por via das redes sociais, criticar a sua acção governativa.

“Paguem mais, vão só continuar a perder o vosso dinheiro, porque nós vamos continuar a nossa trajectória”, desafiou o primeiro secretário do partido dos “camaradas” e governador de Benguela. Cargos não são vitalícios No seu pronunciamento, Rui Falcão chamou a atenção de alguns quadros que pretendem permanecer nos cargos para que são nomeados em comissão de serviço.

“Hoje estou aqui, sou membro do Bureau Político, mas não posso ficar eternamente no Bureau Político, ou tenho que dizer ao camarada João Lourenço que não quero sair”? questionou-se. Segundo o político, “nós estamos aqui para exercer cargos, estamos para dar o melhor que sempre demos para manter o nosso povo e melhorarmos as suas condições de vida todos dos dias”, esclareceu.

Acrescentou que é necessário trabalhar com espírito de “entrar e sair”, dando oportunidades a outras pessoas que eventualmente tenham capacidade para darem um novo impulso ao processo. Combate à corrupção Por outro lado, o primeiro secretário reiterou um combate acérrimo à corrupção, de forma definitiva e sem receio, para devolver a confiança aos cidadãos e à sociedade angolana.

Entretanto, alertou aos membros do Governo Provincial de Benguela e das administrações municipais, a se pautarem por uma conduta ética e deontológica no exercício das suas funções, sob pena de serem substituídos.