Fazenda anuncia produção de 1 milhão de ovos por dia

A Fazenda, localizada na província do Bengo, actualmente com uma produção de 350 mil ovos, quer chegar ao milhão por dia, porém a crise económica que o país atravessa constitui o seu maior obstáculo

POR: Hélder Caculo

A Fazenda Filomena, uma das empresas nacionais das mais de 200 que participam na 34ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), prevê produzir diariamente um milhão de ovos. Mas a meta está longe de ser alcançada devido a problemas conjunturais, com destaque para a escassez de divisas destinadas a importar matéria-prima. Por isso, a directora da fazenda, Ana Maria Domingos, procura novas oportunidades de negócios na FILDA.

“Actualmente temos uma produção diária de 350 mil ovos. Pretendemos chegar ao milhão de ovos, logo que terminarmos a fazenda e apretecharmos as quatro naves com cerca de um milhão e cento e oitenta mil galinhas”, revelou. Segundo a empresária, há uma grande dificuldade para aquisição de farelo, soja e óleo bruto de soja, matérias-primas fundamentais para o fabrico de ração. “Solicitamos mais abertura da banca. Temos muitas cartas de crédito à espera de respostas, o que tem criado muitas dificuldades à produção”, desabafou Ana Maria Domingos.

A fazenda localizada na província do Bengo encontra-se em fase de desenvolvimento e representa um investimento de USD 30 milhões. Além de ovos, a fazenda produz ração para pintos e para galinhas de produção. Há um ano no mercado, a fazenda já é um dos principais produtores de ovos do país, criou cerca de 300 empregos directos e acima de 50 indirectos.