loader

David Mendes sondado para autarca do Cazenga

Um grupo de jovens do município do Cazenga está a sondar o advogado e deputado independente na Assembleia Nacional David Mendes, para o apoiar numa candidatura a futuro autarca nesta circunscrição, nas eleições autárquicas de 2020

POR: Ireneu Mujoco

Segundo apurou OPAÍS de fonte familiarizada com o assunto, o grupo composto por mais de 600 jovens teve recentemente um encontro preliminar com o advogado David Mendes num dos institutos superiores do Cazenga. Durante o encontro, os jovens revelaram o interesse em apoiar o político e advogado numa campanha para presidente da futura câmara do Cazenga, de onde é natural. A aposta em David Mendes, segundo a fonte, passa pela simpatia que nutre pelo município que o viu nascer e pelo reconhecimento das actividades sócio-culturais que desenvolveu enquanto viveu na zona.

David Mendes é apontado como uma possível alternativa para tirar a circunscrição do marasmo em que se encontra, dados os múltiplos problemas que enfrenta, começando pelo deficiente saneamento básico. Enquanto homem de cultura (poeta e dramaturgo), de acordo com a fonte, criou o primeiro grupo de teatro do Cazenga, que ganhou, anos depois, dimensão internacional.

Faz parte da Liga da Juventude do Cazenga(LIJACA), Liga dos Intelectuais do Cazenga, e foi membro do Conselho de Auscultação e Concertação Social(CACS) do município do Cazenga, entre outras actividades. É também um dos naturais do Cazenga que apoiam algumas iniciativas de jovens e pessoas necessitadas, porém sem exposição publica. Preocupado com os problemas que afligem o Cazenga, escreveu recentemente uma carta ao governador provincial de Lunda, na qual manifestava inquietação com as condições sociais do município.

Outros concorrentes

Para além de David Mendes, há outros potencias candidatos para o Cazenga, mas que estão a ser sondados por outros grupos juvenis, segundo a fonte. Trata-se dos deputados João Manuel Francisco (João Pinto) do MPLA, Mateus da Costa (Godó), administrador do município de Belas, e Manuel Fernandes, da CASA-CE. A concretizar-se, a fonte deste jornal declarou que se espera por uma “luta renhida” entre os dois irmãos, David Mendes e Mateus da Costa (Godó) para dirigir Cazenga. Contactado por este jornal, David Mendes confirmou o convite dos jovens, porém não avançou mais pormenores, alegando que ainda “é prematuro falar sobre este assunto”.

Últimas Notícias