‘Em muitos assaltos que fizemos o Bruno violou as vítimas’

‘Em muitos assaltos que fizemos o Bruno violou as vítimas’

Um dos três supostos marginais envolvidos na morte do jovem Carlos Albano de Oliveira, no bairro Mundial, município de Belas, disse ao nosso jornal que um dos membros do grupo, identificado por Bruno, tinha como prática recorrente a violação sexual das vítimas nos assaltos por eles praticados

POR: Maria Teixeira

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) de Luanda, no âmbito do combate à criminalidade violenta, apresentou ontem os resultados das operações das últimas três semanas que desembocaram na detenção de 75 suspeitos por vários crimes e esclarecimento de 45 delitos. Nesta operação, foi possível também deter três dos quatro cidadãos envolvidos no crime que vitimou mortalmente Carlos Albano de Oliveira, na sua residência, localizada perto do Colégio Jamar, no bairro Mundial, município de Belas, quanto tentava impedir que a sua esposa fosse abusada. Segundo o cidadão Leandro Brilhon, um dos acusados, também conhecido como “Djbé”, enquanto conversava com a nossa reportagem, o seu comparsa Bruno Ricardo tinha a “mania” de violar as vítimas do sexo feminino que encontravam nas residências por eles assaltadas.

O suposto meliante disse ainda que já praticavam assaltos nos bairros de Luanda desde 2014 e que, no último caso, só disparam contra o senhor, porque este mostrou resistência, ao tentar lutar com um dos seus parceiros. “Nós vivemos no Rocha Pinto e apenas um dos nossos amigos é que vive no bairro Mundial. Estávamos numa festa, não tínhamos dinheiro, então decidimos assaltar uma residência. O nosso plano não era matar ninguém, apenas conseguir dinheiro”, explicou Brilhon. Um dos acusados, Brilhon, disse ainda que o seu comparsa, Bruno Ricardo, que o ladeava, em muitos dos assaltos que fizeram, violou as vítimas. O terceiro suposto marginal é Luís Xavier, que diante da nossa equipa de reportagem se limitou a dizer apenas o seu nome. O trio já foi apresentado ao Ministério Público, enquanto os peritos do SPIC trabalham arduamente para deter o quarto integrante do grupo que se encontra em fuga.

Cidadão detido com cédulas falsas

Em declarações à imprensa, ontem, em Luanda, o chefe do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério do Interior, inspector-chefe Mateus Rodrigues, disse que as operações foram realizadas entre os dias 21 de Junho e 10 de Julho. De um total de 45 crimes, entre os quais dois homicídios, fizeram a apreensão de 24 armas de fogo, das quais 16 metralhadoras, 11 viaturas de diversas marcas e 17 motorizadas. Entre os detidos encontram-se cinco cidadãos com idades compreendidas entre os 19 e os 33 anos, envolvidos em dois crimes de homicídio voluntário, a tiro, 22 cidadãos com idades entre os 19 e os 52 anos detidos pelo suposto envolvimento em nove crimes de roubo de viaturas ligeiras, em vários municípios de Luanda, enquanto outros 12 são suspeitos dos crimes de roubo de motorizadas.

De realçar que, entre outros crimes, há o registo do caso de um cidadão detido em flagrante com dois volumes de cédulas de 100 dólares norte-americanos falsos, que se destinavam a prática de burlas a pacatos cidadãos. Entre o registo do SIC está ainda a detenção de um cidadão nacional de 45 anos de idade envolvido num crime de violação sexual, no município de Icolo e Bengo, e sete cidadãos com idades compreendidas entre 30 e 66 anos envolvidos em um crime de usurpação de terreno, no município de Cacuaco. O inspector-chefe disse ainda que apreenderam das mãos de cinco marginais, com idades compreendidas os entre 18 e os 33 anos, envolvidos em crimes de roubo e furto, uma quantia no valor de Kz 4.072.000.00, no município de Luanda em Viana. Entre os artigos apreendidos estão 36 quilogramas de cannabis, três plasmas de diversas marcas, três botijas de gás butano, quatro telemóveis de marcas diversas, 10 toneladas de ferro, entre outros. Há registo ainda de cinco cidadãos com idades entre os 22 e os 33 anos de idade envolvidos em quatro crimes de posse ilegal de armas de fogo detidos nos municípios de Luanda, Cacuaco e Cazenga.