Fundação Agostinho Neto prepara celebração do centenário do seu patrono

Fundação Agostinho Neto prepara celebração do centenário do seu patrono

A fundação Dr. António Agostinho Neto criou recentemente uma comissão que se encarregará de preparar as festividades do centenário do fundador da Nação em 2022. Em declarações à Rádio Nacional de Angola, a presidente do Conselho de Administração da fundação, Irene Neto, desafia os cineastas nacionais a produzir um filme sobre a vida e obra do poeta maior.

Irene Neto destaca o facto deste ser o primeiro centenário do fundador da Nação, pelo que deve ser comemorado de forma especial.

A comissão vai tratar da planificação de eventos, actividades diversas e programas itinerantes e activides diversas, para que em 2022 se celebre o primeiro centenário de Agostinho Neto com dignidade e abrangência no país. “Esta data devia ser assinalada de forma especial.

Todos os meios são propícios para contar a nossa história, e esta é uma das facetas que até agora não tem sido bem explorada. É um desafio que, enquanto representante da fundação, lanço aos nossos cineastas, porque já é tempo de algum cineasta angolano fazer um filme sobre a sua vida e obra”, frisou.