MLC realiza Congresso da Reorientação do Partido “para uma alternância credível”

MLC realiza Congresso da Reorientação do Partido “para uma alternância credível”

O movimento para a Libertação do Congo (MLC) abriu o seu congresso esta quinta-feira, 12, em Kinshasa, cujos trabalhos estão a ser realizados no Nganda Center. Esta terceira conferência, designada Congresso da Requalificação e orientação do Partido “para uma alternativa credível”, terá lugar durante dois dias.

Os trabalhos têm lugar numa altura em que Jean- Pierra Bemba, actualmente em Bruxelas, está ainda à espera de conhecer a sua sentença no caso de suborno de testemunhas no Tribunal Penal Internacional (TPI). Recorde-se que o Gabinete do Procurador pediu cinco anos de prisão e uma multa substancial

contra o antigo vice-presidente e os seus co-réus “por terem implementado um plano alargado de suborno de 14 testemunhas”. A 4 de Julho de 2018, as várias partes apresentaram elementos adicionais sobre a questão da punição. A 19 de Outubro de 2016, Jean- Pierre Bemba Gombo, Aime Kilolo Musamba, Jean-Jacques Mangenda Arido Narcisse tinham sido condenados por vários crimes contra a administração da Justiça em conexão com manipulação de testemunhas e a solicitação de falso testemunho por testemunhas da Defesa no outro caso de Bemba perante o TPI. O MLC já admitiu várias vezes que Jean-Pierre Bemba será o seu candidato às eleições presidenciais e em Dezembro de 2018.