Nova fábrica de transformação de bens alimentares vai produzir 3.500 toneladas ano

Nova fábrica de transformação de bens alimentares vai produzir 3.500 toneladas ano

A ministra da indústria, Bernarda Martins, inaugurou ontem, quinta-feira, no Pólo industrial de viana, em Luanda, uma unidade fabril denominada Casa dos Frescos indústria, com capacidade instalada para produzir três mil e 500 toneladas de alimentos ano

POR: Borges Figueira

A “Casa dos Frescos Indústria”, como é denominada a unidade fabril, vai proceder, entre outras actividades, a transformação de bens alimentares (panificação, pastelaria, horto-frutícolas e carne) em resultado de um investimento avaliado em USD 9.6 milhões e tem uma capacidade instalada para produzir 3.500 toneladas por ano. Com a sua abertura foram criados 115 novos postos de trabalho, 113 dos quais para nacionais e dois para expatriados.

Na ocasião, a ministra da Industria, Bernarda Martins, referiu que “com a entrada em funcionamento desta fábrica aumenta a capacidade de oferta para consumo interno e para exportação”, declarou, acrescentando que é intenção do grupo empresarial exportar os seus produtos para os países da região Austral de África. Segundo ainda a governante, industriais de pastelaria e panificação existem um pouco por todo o país, mas existem muitas que não têm condições de operar. Todavia, vão surgindo. “Sendo o pão um produto básico, o Executivo tem estado a trabalhar para que chegue à mesa do cidadão com qualidade”, referiu.

Por seu turno, o director de produção da “Casa dos Frescos Indústria”, Hugo Rodrigues, afirmou que “a inauguração desta unidade fabril é uma ampliação daquilo que já temos vindo a fazer há mais de seis anos, no quadro do cumprimento de um investimento em curso”, explicou. O gestor sublinha ainda que o grupo empresarial precisa de crescer no mercado nacional e assim cobrir a demanda actual. A Casa dos Frescos Indústria foi construída numa zona de 7.500 metros quadrados, e esta localizada no Polo Industrial de Viana que por sinal é o maior pólo industrial do país com um horizonte de mais de 200 unidade fabris.