PM da Coreia do Sul diz que a desnuclearização completa da Península Coreana está na etapa inicial

PM da Coreia do Sul diz que a desnuclearização completa da Península Coreana está na etapa inicial

O primeiro-ministro da Coreia do Sul, Lee Nak-yon, disse na Sexta-feira que a desnuclearização completa da Península Coreana acabou de entrar na sua etapa inicial, embora o caminho até à paz possa enfrentar muitas dificuldades.

Lee disse num fórum sobre a paz, em Seul, que a desnuclearização completa e a solução pacífica sobre a península, confirmadas nas cimeiras entre a Coreia do Sul e a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e entre a RPDC e os Estados Unidos, acabou de entrar na sua fase inicial. Ele disse que o caminho rumo à paz na península pode enfrentar dificuldades várias vezes daqui para a frente, expressando preocupações que, se aparecerem algumas dificuldades, a imprensa mostre impaciência e provoque ansiedade pública, como já ocorreu no passado.

As observações surgiram após a visita do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, a Pyongyang no último fim-de-semana. Horas após Pompeo deixar Pyongyang, o ministro das Relações Exteriores da RPDC disse num comunicado que enquanto a RPDC exigiu acções simultâneas para declarar, oficialmente, o término da Guerra da Coreia de 1950 a 1953 e da desnuclearização, a parte norte-americana somente insistiu que a RPDC tome medidas para a desnuclearização abrangente, verificável e irreversível.

Com respeito às negociações entre Pyongyang e Washington sobre o processo de desnuclearização, controvérsia e cepticismo emergiram especialmente dos meios de comunicação locais e dos EUA. Apesar de qualquer dificuldade, o primeiro-ministro disse que a Coreia do Sul e a RPDC não devem e nunca voltarão ao passado, quando os dois lados se preocuparam com a guerra e enfrentavam confrontos infinitos. Lee disse que mais sabedoria, coragem e paciência serão exigidas no caminho rumo à desnuclearização.