Iceberg gigante ameaça vilarejo na Groenlândia

Iceberg gigante ameaça vilarejo na Groenlândia

Receio de que o bloco de gelo se parta e provoque um tsunami fez com que moradores fossem retirados de perto do iceberg

Um iceberg gigante, com rachaduras e buracos, ameaça uma aldeia no Oeste da Groenlândia, que está em estado de alerta. Os moradores foram retirados de suas casas com o receio de que o enorme bloco de gelo se parta, provocando tsunamis e inundações.

Apesar de assustar os moradores da vila de Innaarsuit, o iceberg não se moveu na noite de Sexta-feira para Sábado, segundo a imprensa local. No ano passado, quatro pessoas morreram quando ondas inundaram várias casas na Groenlândia, após um tremor. Blocos de gelo que se desprendem do círculo polar durante no Verão passam com frequência pela Groenlândia, região autónoma da Dinamarca que é banhada pelo Oceano Glacial Ártico. Mas as autoridades da Groenlândia afirmam que nunca viram um bloco de gelo tão grande e tão perto.

Os 169 moradores cujas casas estavam mais perto do iceberg foram levados para áreas mais seguras, segundo informou a agência de notícias dinamarquesa Ritzau. “Há rachaduras e buracos (no iceberg) que nos fazem temer que se possa partir a qualquer momento”, disse Susanne Eliassen, membro do conselho local, ao jornal Sermitsiaq.

A estação de energia da aldeia fica perto da costa, assim como tanques de combustível. Por isso há o receio de que o iceberg gigante cause danos ainda maiores à região. Em Junho, cientistas da Universidade de Nova York divulgaram imagens de um imenso iceberg que se desprendeu de uma geleira no Leste da Groenlândia.

Alguns especialistas alertaram que o desprendimento de grandes blocos de gelo pode tornarse cada vez mais frequente devido às mudanças climáticas. Isso, por sua vez, aumenta o risco de tsunamis e inundações.