Preço alto de passagens e falta de hotéis prejudica turismo na Lunda-Norte

Preço alto de passagens e falta de hotéis prejudica turismo na Lunda-Norte

A directora provincial do turismo da Lunda-Norte, Esmeralda Machimata, revelou que os preços dos bilhetes de passagem e a falta de infra -estruturas hoteleiras constituem os principais constrangimentos para o desenvolvimento do sector na província

Texto de: Brenda Sambo

falando em exclusivo para OPAÍS, a directora provincial do Turismos na LundaNorte afi rmou que o preço do bilhete de passagem de avião para a província está a ser comercializado no valor de 50 mil Kz, pela TAAG. Esmeralda Machimata disse mesmo que “esse valor deve ser reduzido para permitir a entrada de mais turistas, quer nacionais quer estrangeiros”, frisou.

Referiu ainda que o número de unidades hoteleiras é baixo, pois actualmente a província conta apenas com um hotel da Empresa Nacional de Diamantes “Endiama-EP”, denominado ‘Hotel Diamante’, aberto desde 2008.

A unidade hoteleira está localizada no Dundo, e dispõe de 54 quartos, restaurante, piscina e alojamento. Além do ‘Hotel Diamante’ existe ainda o resort Kakanda. Por isso, convidou o empresariado nacional a fazer investimentos na província, construindo hotéis e similares na província.

“A Lunda-Norte é uma das regiões do país que oferece excelentes oportunidades de investimentos”, garantiu Esmeralda Machimata. Sem precisar o número de entradas de turistas em 2017, avançou que o número precisa de aumentar e só será possível quando esses factores estiverem ultrapassados.

“A província precisa de mais atenção, de mais infra-estruturas hoteleiras e não só, para que possa receber mais turistas”, disse.Esmeralda Machimata referiu que, a participação da província da Lunda-Norte no I º Conselho Consultivo realizado pelo Ministério da Hotelaria e Turismo, na província do Cuanza-Sul serviu para ganhar experiência com as demais províncias que estão mais avançadas a nível do turismo.

As atracções turísticas da região Entre os pontos turísticos da região estão as quedas dos rios Chihumbue, Cassengo, Sambuabua, Luachimo, Samussan
da, grutas de Luachimo e de Pola Kalangu, lagoas do Luar, do Pelengue, paisagem de Tamba e Luaxi, Lagoa Carumbo entre outros.