Diplomata Adão Pinto apresenta nova obra literária na cidade do Uíge

Diplomata Adão Pinto apresenta nova obra literária na cidade do Uíge

O livro, cuja primeira apresentação oficial ocorreu em Novembro do ano transacto na sede União das Cidades Capitais Luso-Afro- Américo-Asiáticas (UCCLA), em Lisboa, tem o prefácio assinado por Manuela Bairos, Cônsul-Geral de Portugal em Nova Iorque e foi apresentado pela editora Cláudia Peixoto

Texto de: Augusto Nunes

“A Verdade da Minha Jornada – Da Fazenda ao Palco Internacional”, a mais recente obra da autoria do embaixador Adão Pinto, cônsul-geral de Angola em Nova Iorque, foi apresentada Sábado na cidade do Uíge, sua terra natal, pelo secretário de Estado das Relações Exteriores, Téte António.

O livro contém 173 páginas, é um contributo inestimável ao dispor das gerações vindouras para o conhecimento do nosso país e para a construção de um futuro mais justo e mais fraterno. É o percurso de um jovem de origens modestas que, com empenho e sentido de missão, atingiu o sucesso que poucos, à partida, teriam previsto, sendo hoje embaixador e cônsul-geral de Angola em Nova Iorque.

A obra deixa-nos um testemunho admirável a vários títulos: uma obra que nos relembra a bênção da vida, a dignidade da herança africana e o anseio de liberdade e de prosperidade.

Em “A Verdade da Minha Jornada – Da Fazenda ao Palco Internacional”, o autor conseguiu interligar, de uma forma muito harmoniosa, relatos da sua vida pessoal, com complexos acontecimentos históricos que marcaram Angola desde a época colonial, a luta pela Independência, a descolonização, a guerra civil e a guerra fria, misturam- se com a narrativa de acontecimentos familiares. Percurso do autor Adão Pinto nasceu a 2 de Junho de 1960 na cidade do Uíge.

Herdou do seu avô paterno o seu nome em kikongo – Mengumbe (uma espécie de pássaro). Oriundo de uma família humilde, sobrevivente da guerra colonial e civil em Angola, é um dos 11 filhos de Rosalina Pemba e Pinto Muixi, proprietário de uma fazenda de café, a fazenda Caumbo, devoto cristão e pastor da Igreja da sua aldeia, Adão Pinto foi educado sob influência de fortes valores morais.

Fez a sua formação inicial em Angola, a sua licenciatura em Direito e o seu primeiro mestrado em Direito Internacional na Universidade de Kiev, na então União Soviética. É ainda Mestre em Justiça Criminal pelo Monroe College, em Nova Iorque. Domina a sua língua materna, o kikongo, o russo, o inglês, o francês e o espanhol.–