loader

Música: Videoclip de Ky-Mani Marley gravado em Cabo Verde foi apresentado Sábado na Cidade Velha

A iniciativa, promovida em parceria Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, visa a promoção turística e cultural de Cabo Verde e do seu património material e imaterial através da produção de conteúdos audiovisuais

Os habitantes da Cidade Velha, Santiago, em Cabo Verde testemunharam Sábado,14, espaço Encosta Azul, a apresentação do primeiro conteúdo do projeto “Kabu Verdi na Mundu”, o videoclipe do tema “Love Over all” do filho de Bob Marley, Kymani Marley.

O projeto implementado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) visa colocar a cultura, o património, os hábitos, costumes e tradições de Cabo Verde no mapa- mundo, através de artistas reconhecidos e conceituadas personalidades internacionais. Ky-mani Marley é a primeira face do projecto e a rodagem do videoclipe começou no bairro da Várzea, que tem como a sua manifestação mais forte a Tabanka, bem como nos concelhos de Tarrafal de Santiago, Santa Cruz e Ribeira Grande de Santiago.

Estes locais foram escolhidos devido à sua riqueza patrimonial e à história que liga Cabo Verde ao mundo e o videoclipe transmite a experiência de Ky-mani Marley em Cabo Verde, durante quase uma semana, que teve como guia a embaixadora do reggae crioulo Nish Wadada.

O músico e actor é o penúltimo dos 11 filhos reconhecidos da lenda do reggae, Robert Nestor Marley. Ky-Many tinha cinco anos quando em 1981 Bob morreu, aos 36 anos. De acordo com as biografias correntes, uma delas a autobiografia “Querido Papá”, Ky- Many viveu pobre e na semimarginalidade, primeiro na Jamaica sua ilha natal e depois num subúrbio pobre de Miami.

Revelam os escritos realçando que Ky-Many, aos 18 anos, conseguiu um acordo judicial para participar na imensa herança de Bob Marley. Pouco depois despontava para a música e hoje ocupa um lugar de primeiro plano tanto no reggae como no hip-hop. Foi estrela de filmes que tratam da história do reggae.

Últimas Notícias